dtn 30 janeiro brasil

 

A comunidade global celebra hoje, dia 30 de janeiro, o Dia Mundial para o combate das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN). A NHR Brasil reafirma o compromisso com a sociedade civil para o enfrentamento destas doenças que afetam cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo por ano, incluindo 1 bilhão de crianças. O Brasil apresenta alta magnitude das DTN em relação a outros países, levando à manutenção do elevado grau de morbidade e de mortalidade,à presença de incapacidades e, muitas vezes, à permanência do estigma e do preconceito - fatores ainda tão caros à sociedade mundial.


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que uma em cada cinco pessoas é afetada por alguma das 21 doenças consideradas DTN. E temos ainda que considerar impacto que as DTN têm trazido para a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente neste contexto da pandemia de Covid-19, com sobrecarga nos serviços de saúde e prejuízos no atendimento às pessoas acometidas por DTN. Os resultados são o atraso no diagnóstico, no tratamento e no acompanhamento das pessoas e a piora na qualidade de vida e no bem-estar mental.


Neste dia 30 de janeiro, vale ressaltar que todos devemos estar unidos para propor novas perspectivas de atenção integral à saúde, com estímulo às abordagens integradas de cuidado e vigilância em saúde e com forte envolvimento da sociedade nesta luta. É hora de uma nova realidade brasileira, com esforços multissetoriais e permanentes, em busca de uma sociedade mais justa e livre das doenças tropicais negligenciadas.

 

Confira também: 

Memórias do enfrentamento das doenças negligenciadas

Carta do Fórum Virtual de DTN aborda efeitos da pandemia