Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN)

Conheça mais sobre a doença

Doenças tropicais negligenciadas

A qualidade de vida de pessoas acometidas pelas doenças tropicais negligenciadas pode ficar comprometida porque estas podem causar incapacidades e trazer limitações para a vida cotidiana.
São um conjunto de doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas em populações da África, da Ásia e da América Latina. Predominam nas regiões tropicais em desenvolvimento e acometem pessoas em situação de vulnerabilidade. Pobreza, acesso limitado à água limpa, condições precárias de higiene e de saneamento são alguns dos fatores associados.

São consideradas negligenciadas por não receber a devida atenção no atendimento médico, no desenvolvimento de medicamentos e de métodos diagnósticos, e nas condições sociais de vida das populações.
Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), este grupo diverso de doenças prevalece em 149 países tropicais e subtropicais, afetando mais de 1 bilhão de pessoas no mundo.

A classificação da OMS atualmente inclui 20 doenças tropicais negligenciadas. Dentre as prevalentes no Brasil, podemos citar: hanseníase, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, hepatites e filariose linfática.

O desenvolvimento de intervenções e métodos combinados da saúde pública nos diversos territórios do Brasil pode contribuir para o controle deste grupo de doenças e levar à melhoria da qualidade de vida da pessoa acometida por uma doença tropical negligenciada.