A NHR Brasil atua no enfrentamento da hanseníase no País, promovendo e apoiando iniciativas para detecção precoce, prevenção de incapacidades, reabilitação física e psicossocial, redução do estigma, inclusão socioeconômica e assessoramento para garantia de direitos das pessoas acometidas pela hanseníase e por outras DTNs. Somos uma organização social sem fins lucrativos, trabalhando em parceria com órgãos de governo, instituições de ensino e pesquisa, movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil.

Nascemos como uma representação da organização holandesa NLR International, que combate a hanseníase no mundo desde 1967 e começou a apoiar projetos no Brasil em 1994. Em 2011, este apoio foi oficializado com a criação da NHR Brasil. Hoje, desenvolvemos projetos focados em áreas de alta endemicidade para a doença em eixos de Zero TransmissãoZero Deficiências e Zero Exclusão

Junto à NLR Alliance, a NHR Brasil atua em parceria com escritórios sediados em Moçambique, Nepal, Índia e Indonésia. A organização também integra a Federação Internacional de Associações de Combate à Hanseníase (ILEP) e coordena os membros da ILEP a nível nacional no Brasil.