Desenvolvimento Inclusivo

fotos desenvolvimentoinclusivo 001 1

 

Uma das frentes do projeto Desenvolvimento Inclusivo teve início em 2018, realizando o diagnóstico situacional no distrito de Jaibaras, no município de Sobral (Ceará). As informações coletadas permitiram conhecer o perfil das pessoas com deficiência e acometidas pela hanseníase, além de identificar instituições governamentais e não-governamentais atuando no território.

As atividades contribuem para fortalecer a equipe interna do projeto como protagonistas nas atividades educativas e na participação em espaços políticos, como Conselhos Locais de Saúde, Conferência Nacional de Saúde, Conferência Municipal de Assistência Social e Conselho de Pessoas com Deficiências.

Outra frente do projeto é realizada na cidade de Recife, com o fortalecimento das atividades do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan Recife) em suas articulações para a promoção de saúde e garantia de direitos às pessoas acometidas pela doença.

Coordenação: Héllen Xavier (NHR Brasil)


Reabilitação Socioeconômica  

06 reabilitação socioeconomica

Este projeto dá continuidade a processo iniciado em 2017, buscando expandir experiências realizadas no estado de Rondônia para outros territórios, especialmente em grupos de autocuidado para pessoas acometidas pela hanseníase.

A iniciativa estimula o aprendizado de atividades (culinária, artesanato sustentável, dentre outros) como oportunidades de geração de renda para pessoas e famílias com dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

A partir de 2020, a proposta é fortalecer o eixo das relações interpessoais e de gestão dos grupos para garantir mais sustentabilidade às propostas. O empoderamento e a reabilitação socioeconômica destas pessoas também proporcionam elevação da autoestima e redução do estigma social associado à hanseníase.

A estratégia contempla um olhar atento para a importância do autocuidado e da saúde mental entre os participantes durante todo o processo de aprendizagem.

Coordenação: Rejane Almeida e Héllen Xavier (NHR Brasil)


Fortalecimento de Lideranças
  
fotos lideranças 001 1


As atividades deste projeto são voltadas para pessoas que atuam como líderes no enfrentamento da hanseníase e de outras doenças tropicais negligenciadas (DTN) no Brasil.

Uma das frentes do projeto é a realização do Curso de Fortalecimento de Lideranças, sendo uma estratégia planejada em módulos para promover o exercício pleno da cidadania na luta por acesso a direitos sociais, além de fortalecer o protagonismo de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e líderes na defesa de seus direitos sociais.

Diante do contexto da pandemia no Brasil, estas atividades estão em processo de adaptação para o formato virtual.

O projeto também promove o Fórum de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas, criado em 2016 após mobilizações anteriores como um importante espaço de troca, discussão e articulação de movimentos sociais com reivindicações e causas semelhantes no País.

Coordenação: Rejane Almeida (NHR Brasil)