O Programa PEP++ é uma pesquisa multicêntrica acontecendo no Brasil, na Índia e na Indonésia, países que concentram em torno de 80% dos casos de hanseníase no mundo Com coordenação internacional da NLR e financiamento da Loteria Nacional Holandesa, o estudo traz um regime de profilaxia aprimorada pós-exposição para contatos sociais de pessoas diagnosticadas com a hanseníase entre 2014 e 2019 (retrospectivo) e 2020-2021 (prospectivo).
Conheça as etapas específicas do PEP++

  •  Estudo - Conhecimentos, Atitudes, Práticas e Percepções Relativos à Hanseníase em Áreas Hiperendêmicas do Brasil (CAPP-Hans)

O estudo abordou membros da comunidade, pessoas acometidas pela hanseníase e seus contatos em áreas hiperendêmicas, profissionais de nível superior e médio da Atenção Primária à Saúde nos municípios de Fortaleza e Sobral.

Os dados coletados permitiram conhecer as percepções e crenças das pessoas sobre a doença, contribuindo também para atividades de informação, educação e comunicação nos territórios de atuação do programa PEP++, com a produção de materiais de apoio direcionados para necessidades identificadas no Estudo CAPP-Hans.

  •  Avaliação do uso de testes rápidos

Estudo para avaliar o desempenho de testes rápidos que possam promover a triagem de casos para detectar a micobactéria Mycobacterium leprae, identificando pessoas que já estão com a infecção e ainda não manifestaram sinais e sintomas da hanseníase.
Considerando a avaliação conduzida no Brasil, na Índia e na Indonésia, os testes não foram considerados efetivos para detectar pessoas com a presença da infecção. Desta forma, eles não serão utilizados durante o ensaio clínico.

  •  Mapeamento de casos e áreas quentes

A identificação de casos de hanseníase nas áreas de intervenção e de controle tem por base os registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), abrangendo diagnósticos realizados entre 2014 e 2018. O mapeamento dos casos permite identificar áreas quentes (com concentração de casos) para direcionar as ações de quimioprofilaxia.
Os dados sforam processados, visualizados e analisados para a confecção de mapas temáticos para o projeto, permitindo a busca por contatos através dos casos índices em hanseníase identificados no mapeamento.

  •  Ensaio clínico

Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o ensaio clínico é a abordagem com a administração de medicamentos preventivos para as pessoas incluídas na pesquisa.
Ao longo da pesquisa, será possível avaliar e comparar a efetividade dos dois esquemas (PEP e PEP++). A intervenção tem duração de cinco anos e ocorre paralelamente no Brasil, na Índia e na Indonésia.
Durante a abordagem da pesquisa, pessoas que foram contatos de casos diagnósticos com hanseníase e que apresentarem sinais e sintomas da
doença serão encaminhadas para as unidades básicas de saúde dos municípios, onde deverão ser examinadas para o diagnóstico, e serão incluídas na pesquisa somente após descartado o diagnóstico.
Pessoas sem imunização também serão encaminhadas para tomar a vacina BCG nas unidades de saúde, quando houver indicação.