NTD frase2016

 

Em referência ao Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, celebrado no dia 30 de janeiro, fazemos um passeio pela nossa história com as lideranças, movimentos e organizações que atuam no enfrentamento destas doenças no Brasil. 

A primeira frase vem da Carta de Maceió, documento que surgiu como fruto do primeiro encontro do Fórum de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas. Este primeiro passo foi dado em 2016, na cidade de Maceió. 

 

NTD frase2017

 

Moacir Zini foi uma das lideranças importantes no enfrentamento das doenças negligenciadas no Brasil.

Ele conviveu com a leishmaniose por mais de duas décadas e esteve presente desde a primeira edição do Fórum de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas.

A frase em destaque foi dita em entrevista para a Radis Comunicação e Saúde em 2017, falando sobre a importância do Fórum. Naquele ano, Moacir foi o escolhido para ler a Carta de Cuiabá na cerimônia de abertura do MedTrop.

Moacir faleceu em 2020, deixando saudades e um legado de luta a ser continuado por todos nós.

 

NTD frase2018 

Juntar forças é um dos caminhos para enfrentar as doenças negligenciadas. Em 2018, começamos um ciclo de formação e aprendizado mútuo com líderes e pessoas acometidas por diversas doenças.

Foram momentos importantes para fortalecer e criar novos movimentos que querem ter voz, direito à saúde, qualidade de vida, direitos sociais e participação plena na sociedade.

 

NTD frase2019

 

Crescer como liderança requer muitas reflexões e vontade de fazer mais pela causa defendida. Em 2019, vivenciamos mais encontros para propor novas formas de atuação. 

A frase em destaque é de Francilene Mesquita, voluntária do Morhan, em entrevista para relatar suas experiências no Curso de Fortalecimento de Lideranças.

 

NTD frase2020

 

Com os desafios do ano de 2020, adaptamos nossas formas de continuar mobilizados e discutimos os impactos da pandemia para as doenças negligenciadas e pessoas mais vulneráveis. 

 

A fala destacada na imagem é de Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) durante o terceiro dia da edição virtual do Fórum de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas.