forum dtn 2020 divulgacao

Efeitos da pandemia e acesso à saúde serão contemplados na programação

Lideranças e representações de pessoas acometidas pelas doenças tropicais negligenciadas no Brasil terão um evento online para discutir suas realidades e desafios. Entre os dias 10 e 12 de dezembro, será realizada a quinta edição do Fórum de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas.

O encontro será realizado de forma virtual para representantes convidados com atuação voltada para doenças como hanseníase, doença de Chagas, leishmaniose, hepatites e esquistossomose. Gestores e profissionais de saúde também farão parte do evento.

Nesta edição, a programação é articulada em torno do tema “Os efeitos da pandemia no acesso à atenção à saúde para DTNs em cenários de desigualdades socioeconômicas: papel das lideranças e da mobilização da sociedade”.

As inscrições para participar do Fórum são gratuitas e podem ser feitas através de formulário online. Todos os inscritos receberão um link de acesso para participar do evento utilizando a plataforma Zoom. As pessoas que não conseguirem se inscrever podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da NHR Brasil. 

Nos dias 10 e 11, o encontro começa às 14 horas e vai até 16h30. No dia 12 de dezembro, o horário é das 9h às 12h30. Dúvidas sobre a participação no evento podem ser enviadas para o e-mail fsbein2020@gmail.com ou para o contato de WhatsApp (77) 98118.8015. 

Como nos anos anteriores, o objetivo é fortalecer a mobilização de lideranças, movimentos sociais, pesquisadores e organizações internacionais e nacionais para enfrentamento das doenças e acesso aos direitos sociais.

A NHR Brasil é uma das organizações à frente do Fórum, contando também com a articulação da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM), Médicos sem Fronteiras (MsF), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Histórico

O primeiro Fórum foi realizado em 2016 como um dos eventos que antecederam o 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), na cidade de Maceió. Nos anos seguintes, o evento também esteve vinculado à realização do MedTrop.

 

forum cuiaba 2017

 

A partir da segunda edição, os participantes do Fórum passaram a produzir um documento final para expressar os desejos coletivos e as pautas em defesa do Sistema Único de Saúde e do fortalecimento de ações para enfrentar as doenças tropicais negligenciadas.

Em 2020, a pandemia de Covid-19 inviabilizou a execução do encontro presencial. Desta forma, o evento foi adequado à lógica virtual, com programação dividida em três dias de atividades. A produção de um documento final também será retomada com a elaboração de uma carta a partir das discussões realizadas.

Você confere abaixo os documentos publicados nas edições anteriores do Fórum:

Carta de Belo Horizonte (2019)

Carta de Recife (2018)

Carta de Cuiabá (2017)