WhatsApp Image 2019 07 29 at 14.08.56

Conheça a reportagem vencedora do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo na categoria TV (Imagem: Reprodução)

A série “Hanseníase - Por um acolhimento libertador”, com três reportagens publicadas nos dias 25, 27 e 28 de maio, foi a vencedora da segunda edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo na categoria TV. 

Aliar informações à perspectiva histórica da doença foi a proposta da série, buscando enfrentar o desconhecimento e o preconceito que estão relacionados à hanseníase. 

As reportagens foram produzidas pela TV Fortaleza, emissora vinculada à Câmara Municipal de Fortaleza. Integram a equipe vencedora do prêmio: Rita Brito, Tony Arruda, Jarbas Melo, Marcélio Barros, Ranieri Vieira, Luan Botelho, Lúcio Uchôa e Ítalo Lima. 

 

O tema da hanseníase foi dividido em três aspectos. Na primeira reportagem, foram trabalhados os números da doença, sintomas e tratamento da doença. 

 

A segunda parte da série mostrou as antigas colônias para isolamento de pessoas acometidas no Ceará: o Centro de Convivência Antônio Diogo, em Maracanaú, e o Centro de Convivência Antônio Justa, em Redenção.

 

A última parte das reportagens trouxe o relato de pessoas que vivenciaram a hanseníase, dando voz para suas histórias e vivências. 

 

Os resultados do Prêmio foram anunciados no último domingo, 28, durante cerimônia de abertura do MedTrop 2019.Confira aqui a relação de vencedores, incluindo as categorias Rádio, Jornal/Revista, Mídia Online e Especial - Estigma.