premio jornalismo logo

Segunda edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo tem categoria especial para reportagens sobre estigma

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo, com foco em reportagens nacionais que tenham a hanseníase como tema. Em 2019, o prêmio traz uma categoria especial: trabalhos que abordem o estigma vivenciado pelas pessoas e famílias acometidas pela doença. Desta forma, a NHR Brasil estimula a produção de conteúdos de qualidade que possam contribuir no combate ao preconceito historicamente associado à doença.

Com a premiação, o objetivo é reconhecer as produções jornalísticas sobre a hanseníase no Brasil sob diversos aspectos, como acesso ao diagnóstico, transmissão, estratégias de superação e políticas públicas. A categoria especial sobre o estigma dialoga com a campanha Hanseníase Tem Cura, Preconceito Também, realizada pela NHR Brasil para conscientizar sobre os efeitos do estigma social e propor formas de superação do problema.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 3 de abril e vão até o dia 1º de junho, conforme termos do edital para seleção dos materiais (ver abaixo). Poderão concorrer ao prêmio reportagens publicadas entre 21 de junho de 2018 e 31 de maio de 2019. As reportagens concorrentes serão divididas nas categorias: jornais e revistas, mídia online, rádio e TV. Materiais em qualquer uma destas mídias poderão concorrer à categoria especial tendo o estigma como tema.

Apoiando projetos de combate à hanseníase no Brasil desde a década de 1990, a NHR Brasil promove o prêmio pelo segundo ano para estimular uma maior visibilidade à discussão sobre a doença no País. A organização atua em projetos no Norte e Nordeste com foco na quebra de transmissão da hanseníase, abordagens integradas para prevenção de deficiências, desenvolvimento inclusivo e redução do estigma.

O anúncio dos vencedores do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo será feito no dia 28 de julho, durante cerimônia de abertura do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MedTrop, em parceria da NHR Brasil com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). A abertura do MedTrop será realizada em Belo Horizonte e contará também com a entrega do Prêmio Jornalista Tropical, que está com inscrições abertas até o dia 10 de junho.

Acesse aqui o edital do prêmio

Acesse aqui o formulário de inscrições

Data de publicação: 3 de abril de 2019