NHR Brasil integra I Simpósio Mundial de Doenças Negligenciadas

Contribuindo para a promoção em saúde sobre a hanseníase, membros da Fundação ministraram oficina para fortalecer a Atenção Primária no enfrentamento à doença

Untitled 1

A Fundação NHR Brasil teve a honra de participar do V Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas e do I Simpósio Mundial de Doenças Negligenciadas entre os dias 23 a 25 de maio. Ao longo do evento, membros da organização compartilharam informações cruciais sobre o papel da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à hanseníase, destacando a importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento adequado, além de estratégias de prevenção e controle da doença.

Fundado e sediado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), o SBDN expande as discussões no campo científico sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) através de uma programação repleta de temas relevantes para profissionais da saúde, organizações sociais e instituições acadêmicas.

 

site lavras 2

 

Contribuindo para a difusão de conhecimento sobre a hanseníase, a equipe da NHR Brasil esteve presente ministrando a oficina “Hanseníase na Atenção Primária à Saúde - Uma abordagem Multidisciplinar” no primeiro dia do evento, além de mediar uma mesa redonda sobre a enfermidade no último dia de atividades.

As iniciativas contaram com a expertise da equipe de profissionais da Fundação, composta pela dermatologista e especialista em hanseníase, Dra. Juliana Ramos, pela Gestora de Pesquisas, Aymée Rocha, e pelo diretor da organização, Alexandre Menezes. O evento também contou com a presença de lideranças do Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento às Doenças Infecciosas e Negligenciadas (Fórum DTNs), atores essenciais na luta pelos direitos das pessoas atingidas. Entre elas, Amélia Bispo, presidente da Associação de Chagas da Bahia (Achaba), e João Victor Pacheco, do Movimento Nacional das Doenças Negligenciadas.

 

O SBDN como centro de discussões férteis sobre as DTNs

O Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) emerge como um epicentro de diálogos acerca das temáticas que envolvem as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs). Alexandre Menezes enfatiza o alcance do evento e celebra sua capacidade de congregar diversas categorias de organizações no campo da saúde.

“O V Simpósio Nacional de Doenças Negligenciadas, este ano aliado ao I Simpósio Mundial de Doenças Negligenciadas, se destaca como um evento de alto nível para o tema das DTNs, onde participam alunos, acadêmicos, pesquisadores, profissionais de saúde, gestores do SUS e lideranças comunitárias”, explica o diretor.

 

site lavras 3

Alexandre salienta ainda a característica do evento em suscitar discussões acadêmicas. “É crucial este debate científico em um momento tão relevante na política nacional de enfrentamento às DTNs com a criação do Programa Interministerial - Brasil Saudável - CIEDDS. Para a Fundação NHR Brasil, é uma honra termos sido convidados e estarmos presentes na mesa de abertura, além de uma mesa de debate e minicurso sobre hanseníase”, acrescenta ele.

A hansenóloga Juliana Ramos complementa a discussão, destacando a relevância da oficina realizada pela equipe sob sua mediação.

“Apresentamos na oficina uma revisão de conceitos básicos sobre a hanseníase, com discussão de casos clínicos, exibindo também a abordagem dos novos testes rápidos para a hanseníase. O momento foi riquíssimo e pautado em uma estratégia dialógica com trocas de vivências entre estudantes, profissionais de saúde de diversas áreas e lideranças afetadas pelas DTNs”, frisa a médica.

 

site lavras 1

LinhaVerdeNHRBrasil

DoeAgoraQRCode