Janeiro Roxo: NHR Brasil Intensifica Ações Contra a Hanseníase

Além de participação em eventos locais e nacionais, campanhas e ações de conscientização foram realizadas no Ceará, Piauí e Pernambuco

JaneiroRoxo2024NHRBrasil001

O mês de janeiro foi marcado por uma intensa mobilização da NHR Brasil no enfrentamento à hanseníase, uma doença muitas vezes negligenciada, mas que afeta significativamente a vida de milhares de brasileiros. O Janeiro Roxo, dedicado à conscientização sobre a hanseníase, viu a NHR Brasil estender suas atividades junto a diversos parceiros nos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. Dá só uma olhada!

BrasíliaJaneiroRoxo2024NHRBrasil007A participação da NHR Brasil em dois eventos promovidos pelo Ministério da Saúde em referência à hanseníase e outras Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) destacou o compromisso da organização com a promoção da inclusão, superação do preconceito e estímulo à autoestima das pessoas acometidas por essas enfermidades. No encontro "Janeiro Roxo: Uma Jornada de Inclusão em Hanseníase", a NHR Brasil apresentou resultados de projetos que visam um olhar e um cuidado integral a comunidades atingidas. O momento contou com depoimentos emocionantes de Maria da Silva Lima, talentosa artesã do Art's BioHans, e Francisca Lourdes, inspiradora participante do projeto Desenvolvimento Inclusivo.

Representando o Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas, a organização também marcou presença no Seminário do Dia Mundial das DTNs promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde. Durante o evento, a organização reforçou a importância de fortalecer lideranças no enfrentamento dessas doenças, visando assegurar direitos, saúde e bem-estar, além da necessidade de investimentos e inovações para alcançar o controle de tais enfermidades.

Ceará

JaneiroRoxo2024NHRBrasil002

A NHR Brasil desempenhou uma série de iniciativas no enfrentamento à hanseníase em Fortaleza. No Shopping Benfica, em parceria com o Morhan Fortaleza e Lades-UFC, a equipe realizou a distribuição de panfletos e avaliações dermatoneurológicas, buscando auxiliar em um diagnóstico precoce e orientações para casos suspeitos. No CAPSi da Granja Portugal, com apoio do coletivo Vidas Poeticas, proporcionamos arte, dança e meditação para promover o bem-estar emocional e social das pessoas acometidas pela hanseníase. As ações também incluíram atividades de matriciamento na UAPS Fernando Diógenes e o apoio na capacitação de mais de 100 profissionais de saúde participantes do projeto de integração de ensino e serviço "Fortalecimento da Temática Hanseníase na Universidade", realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Secretaria Estadual de Saúde do Ceará e financiamento do Ministério da Saúde.

JaneiroRoxo2024NHRBrasil003

Em Sobral, equipes estiveram mobilizadas para realizar ações de conscientização da população, incluindo espaços como a região central da cidade, o Centro de Saúde da Família Sumaré e o Laboratório Clínico de Sobral (Lacliso), além do distrito de Jaibaras. Na Faculdade Luciano Feijão, a organização buscou mobilizar estudantes da saúde sobre a importância epidemiológica da hanseníase em suas futuras práticas profissionais, desempenhando funções essenciais na prevenção, diagnóstico precoce e controle da cadeia de transmissão.

JaneiroRoxo2024NHRBrasil008

Em Maracanaú, a NHR Brasil finalizou uma série de capacitações junto a profissionais de saúde do município, além de promover um encontro com assistentes sociais e técnicos do CRAS para enfatizar direitos sociais e fortalecer a rede de apoio às pessoas acometidas. Essas ações coletivas reforçam o compromisso da NHR Brasil em abordar a hanseníase de maneira integral, incluindo aspectos clínicos, sociais e emocionais.

Pernambuco

JaneiroRoxo2024NHRBrasil005

A NHR Brasil desempenhou um papel crucial em Pernambuco, promovendo um novo olhar para a hanseníase e alcançando diversas comunidades. Em parceria com a equipe de saúde do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros em Recife, a organização direcionou atenção a 32 pessoas privadas de liberdade, proporcionando um enfoque diferenciado sobre a hanseníase no ambiente prisional. Além disso, uma roda de conversa na Unidade de Saúde da Família Curado II em Jaboatão dos Guararapes abordou a conscientização e o diálogo direto com a população, enfocando a prevenção e o diagnóstico precoce.

Uma atividade de mobilização no centro de Recife com integrantes do Fórum DTNs para o Dia Mundial das Doenças Negligenciadas, destacou a importância de mais investimentos em pesquisas e políticas públicas para garantir dignidade e bem-estar às pessoas atingidas. Essas iniciativas abrangentes e diversificadas refletem o compromisso contínuo da NHR Brasil em abordar a hanseníase em diferentes contextos, promovendo a conscientização, a dignidade e a luta por melhores condições de vida.

Piauí

JaneiroRoxo2024NHRBrasil006

No Piauí, a NHR Brasil apoiou a exposição de Janeiro Roxo realizado no Museu do Piauí, em Teresina. A mostra, que contou com obras criadas por pessoas acometidas, profissionais de saúde e pesquisadores, utilizou a arte como uma poderosa aliada na luta contra a doença. As obras, voltadas para sensibilizar a sociedade sobre os sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce, também visaram combater o preconceito e promover o cuidado integral.

Além disso, em colaboração com o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e o Morhan Piauí, a NHR Brasil desempenhou um papel fundamental na construção e validação do Plano Estadual de Enfrentamento às Doenças Tropicais Negligenciadas no Piauí. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) visa identificar áreas de maior risco e direcionar recursos para o controle da hanseníase e outras enfermidades correlatas, demonstrando o compromisso da NHR Brasil em contribuir para estratégias abrangentes e eficazes de saúde pública em diferentes regiões do país.

Alexandre Menezes, diretor da NHR Brasil, garante que essas ações iniciais são apenas o começo de um ano repleto de objetivos ambiciosos da organização para contribuir com o controle da hanseníase no País. "Ao longo do ano, continuaremos a intensificar nossos esforços, levando mais informação, conscientização e apoio técnico a diferentes regiões do Brasil. Acreditamos que é por meio de parcerias sólidas, ações integradas, educação continuada e inovação que conseguiremos alcançar avanços significativos no enfrentamento a essa doença negligenciada. Contamos com o apoio de todos que compartilham conosco o compromisso de construir um futuro inclusivo e livre da hanseníase".

LinhaVerdeNHRBrasil

DoeAgoraQRCode