NHR Brasil inicia planejamento dos GACs para 2024

Durante oficina em Rondônia, profissionais de saúde e integrantes dos Grupos de Autocuidado estiveram reunidos para fortalecer a iniciativa e expadir o cuidado humanizado às pessoas acometidas.

NHBrasilGAC2024

Visando fortalecer e preparar novos e antigos Grupos de Autocuidado em Hanseníase, a NHR Brasil, em conjunto com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia (Agevisa-RO), promoveu uma oficina de planejamento das atividades do projeto para 2024 em Porto Velho, ocorrida nos dias 5 e 6 de dezembro.

Os grupos que tiveram suas atividades contempladas na ocasião são de municípios em que o projeto já atua. Além de unidades de referência de Porto Velho como o Hospital Santa Marcelina e as Policlínicas Oswaldo Cruz e Rafael Vaz e Silva, participaram integrantes dos municípios de Ariquemes, Rafael Vaz e Silva (RO), Rolim de Moura (RO) e Pimenta Bueno (RO). O projeto almeja também incluir GACs nos serviços de saúde dos municípios de Machadinho, Espigão do Oeste e Alto Alegre.

Marize Ventin, gestora de projeto da NHR Brasil à frente da iniciativa, reforça que o trabalho tem possibilitado a implementação de práticas cada vez mais humanizadas e inovadoras, além de recursos educacionais acessíveis e um ambiente de apoio que encoraja a participação ativa dos integrantes e envolve cada vez mais profissionais de saúde.

“É inspirador testemunhar a evolução, o fortalecimento e a expansão desses grupos, demonstrando que é possível criar redes de apoio sólidas e eficazes para impulsionar iniciativas semelhantes em outras regiões endêmicas do Brasil. Estamos comprometidos com uma abordagem cada vez mais abrangente e humanizada no tratamento da hanseníase”, acrescenta Marize.

Edna Carvalho Botelho, técnica da coordenação estadual da Agevisa-RO, destaca que a oficina atingiu o objetivo proposto pela equipe. “A oficina ocorreu conforme o planejado. A participação na identificação dos pontos fracos e fortes do projeto foi plena”, revela ela.

Os GACs cumprem um papel fundamental na promoção do autocuidado na rotina da pessoa acometida pela hanseníase. As reuniões mensais de cada grupo fortalece o vínculo dos participantes entre si, com os profissionais de saúde e com seus familiares. Além disso, a ação permite que cada um compartilhe de suas experiências em um espaço seguro, contribuindo para o empoderamento dos participantes, a prevenção de incapacidades e para a diminuição do estigma atribuído à doença.

LinhaVerdeNHRBrasil

DoeAgoraQRCode