Live apresenta história e programação do Fórum DTNs

Momento destacou a importância do coletivo para pautar doenças negligenciadas e dar visibilidade às pessoas acometidas em todo o país.

LivePre8ForumDTNs

Na última segunda-feira, 21, foi transmitido o Encontro Pré-fórum DTNs. A live debateu questões prioritárias que serão discutidas na 8° edição do Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas, que acontece durante a programação do 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop 2023).

Ministrado pela liderança Suzana Nascimento (Acephet), o momento contou com a participação de Alexandre Menezes (NHR Brasil); Mitermayer dos Reis (Medtrop 2023) e de lideranças como Dircelene Mendonça, representando pessoas acometidas pela filariose, e Marly Araújo, fundadora do Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase (GAMAH).

Na ocasião, os participantes apresentaram suas falas em torno do histórico de lutas do Fórum DTNs, sua importância para pautar as doenças negligenciadas e dar visibilidade às pessoas acometidas em todo o país. Alexandre Menezes retratou a origem do coletivo, reiterando seu papel central diante da invisibilidade que as pessoas atingidas enfrentam.

“O Fórum surge em 2016, trazendo à tona a necessidade das lideranças e de pessoas atingidas pelas DTNs de terem seu espaço para debate, mas também para estabelecer esse espaço de união e fortalecimento de suas demandas”, destacou Alexandre.

Ele também salientou a importância do envolvimento ativo das lideranças no planejamento e efetivação dos encontros do Fórum, associando esse desenvolvimento ao Curso de Formação de Lideranças da NHR Brasil, promovendo o empoderamento e a autonomia das pessoas atingidas por DTNs como a hanseníase.

Dircelene Mendonça adicionou ao debate a experiência de sua primeira vez participando do Fórum. “Ali era uma roda de conversa diferente, preocupada com o outro. Eram todos por um”, apontou ela. A liderança relembrou a leitura de uma das Cartas do Fórum como um dos momentos mais significativos em sua vida. Embora tenha ficado nervosa, ela deu “sua vida” na leitura do documento para toda uma comunidade da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, se emocionando pela importância da ocasião.

Ao finalizar a live, Marly Araújo apresentou a programação oficial do 8° Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas, que acontecerá entre os dias 9 e 10 de setembro em Salvador, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Medtrop 2023.

A live Pré-Fórum está disponível na íntegra clicando aqui.