NHR Brasil e Ministério da Saúde fortalecem
parceria no enfrentamento à hanseníase

Organização recebeu equipe da Coordenadora de Vigilância das Doenças em Eliminação, Sandra Durães, para apresentar projetos e discutir estratégias voltadas ao controle da doença no país

NHRBrasilSandraDurães

No dia 3 de julho, a NHR Brasil recebeu a equipe da Coordenadora de Vigilância das Doenças em Eliminação (CGDE) do Ministério da Saúde, Sandra Durães, em uma reunião produtiva para discutir estratégias de vigilância e controle da hanseníase no país. O encontro teve como objetivo  fortalecer parcerias para ampliar os esforços no enfrentamento à doença, além de garantir a saúde integral das populações acometidas.

Durante a reunião, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pela NHR Brasil, bem como os resultados obtidos pelos projetos em andamento. Além disso, discutiu-se a relevância da vigilância do contato como estratégia fundamental para quebrar a cadeia de transmissão da doença, além da possibilidade de incorporar novas ferramentas nessa área, visando fortalecer ainda mais as ações de vigilância e controle da hanseníase.

NHRBrasilSandraDurães2Sandra Durães destacou a importância do trabalho conjunto no enfrentamento das doenças negligenciadas, ressaltando que apenas o governo não é capaz de encontrar soluções para enfrentar todos os desafios existentes. “Vejo que o trabalho realizado pela NHR Brasil é muito potente e superar o desafio de combater doenças como a hanseníase só é possível quando há esforços envolvendo diferentes níveis de atuação, tanto no âmbito institucional como governamental”.

Alexandre Menezes, diretor da organização, expressou a satisfação em receber a coordenadora, que também lidera o Programa Nacional de Hanseníase. Ele ressaltou a necessidade de fortalecer os laços já estabelecidos com o Governo Federal, renovando a parceria em atividades que contribuam para interromper a transmissão da hanseníase.

Diante das perspectivas promissoras, a reunião reforçou o compromisso mútuo na luta contra a hanseníase. A NHR Brasil agradeceu à equipe da coordenação pelo tempo dedicado e destacou a importância de seguir planejando e implementando ações que contribuam para alcançar a eliminação da hanseníase no país.