NHR Brasil se reúne com equipes do Ministério
da Saúde pelo enfrentamento à hanseníase

Encontro buscou fortalecer parceria com a pasta para
estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença

NHRBrasilMinSaudeNesio

Com o objetivo de contribuir para as estratégias de enfrentamento à hanseníase, representantes da NHR Brasil e da NLR International estiveram reunidos com equipes do Ministério da Saúde na última terça-feira (14) para apresentar as ações da organização e reiterar disponibilidade para seguir apoiando o a pasta nas políticas de enfrentamento da doença. A reunião, que aconteceu na sede do Ministério em Brasília, contou com a presença do secretário nacional de Atenção Primária, Nésio Fernandes, além da Diretora de Doenças Transmissíveis, Alda Cruz, e do Assessor Técnico para Doenças em Eliminação, Gustavo Laine.

Em atividade no Brasil desde 1994, os projetos da NHR Brasil buscam contribuir para a eliminação da hanseníase e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas acometidas. Desde então, a organização tem apoiado o Ministério da Saúde na formação de profissionais de saúde e na implementação de estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, além de contribuir com a realização de pesquisas e estudos epidemiológicos sobre a doença em diferentes regiões do país.

Como lembra Alexandre Menezes, diretor nacional da organização, o combate à hanseníase no Brasil requer ações coordenadas e colaboração entre organizações sociais e órgãos governamentais. Por isso, ele avalia que o trabalho em parceria com o Ministério da Saúde tem sido fundamental, tanto para compartilhar informações e expertises como também para unir esforços voltados a um objetivo em comum: um país livre do sofrimento causado pela hanseníase.

“Trabalhar em estreita colaboração com o governo significa fortalecer as políticas públicas e contribuir para a construção de sistemas de saúde mais eficientes e equitativos, sobretudo quando falamos de hanseníase. Sendo o Brasil o segundo país do mundo com o maior número de casos da doença e o primeiro em termos de taxa de detecção, precisamos garantir impactos cada vez mais positivos nas ações de enfrentamento”, defende Alexandre.

Zero Transmissão

ReuniaoNHRBrasilMinSaude1A reunião com o Ministério da Saúde acontece poucos dias após a realização do Workshop Zero Transmissão, que reuniu profissionais de saúde de países que concentram mais de 80% dos casos de hanseníase no mundo: Brasil, Índia, Indonésia, Nepal e Moçambique. Liderada por especialistas da holandesa NLR International, a oficina proporcionou reflexões sobre ações a nível global para o controle da doença.

“Assim como outros países, o Brasil ainda enfrenta grandes desafios para o controle da hanseníase, principalmente diante de um grave contexto de subnotificação e subdiagnóstico da doença. Mas é possível contornar essa realidade por meio do fortalecimento das equipes de atenção primária à saúde e do sistema de vigilância epidemiológica, o que inclui a capacitação de profissionais, a busca ativa de casos, rastreamento de contatos e o acesso universal e gratuito ao tratamento”, salienta diretor da NHR Brasil.

Representando a organização, também estiveram pesentes Marcos Virmond, médico presidente do Conselho da Fundação NHR Brasil, além de Karin van Knippenberg e Liesbeth Mieras, membros do escritório da holandesa NLR International.