desfile biojoias arts biohans 2021

Atividade do projeto Reabilitação Socioeconômica foi realizada em Porto Velho

As biojoias produzidas pelas artesãs do projeto Reabilitação Socioeconômica foram a atração principal do desfile de moda realizado no Porto Velho Shopping, no dia 11 de dezembro. As joias feitas com materiais da região Norte dominaram a passarela em uma noite especial de celebração para as diversas pessoas envolvidas no projeto.

Foram 50 produtos exibidos, com peças confeccionadas a partir das sementes de jarina, açaí, buriti, paxiúba, macaúba, patuá e coco. Também foram mostradas biojoias trabalhadas em macramê, de pedaços de madeira e de escama de pirarucu.

Em Rondônia, o projeto é executado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), com apoio técnico e financeiro da NHR Brasil.

A marca de artesanato biossustentável contou com uma equipe voluntária de modelos em uma noite cheia de representações importantes para o projeto Reabilitação Socioeconômica.

O time envolveu gestores e profissionais da saúde em Rondônia, representação do Ministério da Saúde, da NHR Brasil e profissionais de diversas áreas que trabalham e se doam pela causa da hanseníase nos níveis municipal, estadual e nacional.

Preparação

Após meses de pausa por conta da pandemia, 2021 foi o ano em que as artesãs do projeto Reabilitação Socioeconômica puderam se reencontrar para aprender, ensinar e construir em conjunto. Com oficinas e partilhas, membros da primeira e da segunda turma de oficinas fizeram colares, brincos, pulseiras e outros acessórios para o primeiro desfile da nova marca de biojoias.

Acompanhe as oficinas de preparação na série “Arte e Reabilitação na Hanseníase”

Algumas delas desfilaram para exibir suas peças, como Carla Catiuce e Nelci Valentim. Outras estiveram na plateia admirando o resultado de meses de preparação. Como foi o caso de Maria da Silva Lima, que se emocionou em diversos momentos do evento. Na semana seguinte ao desfile, ela comemorou também o aumento das vendas e procuras pelos materiais nas redes sociais. As peças podem ser encomendadas no perfil @artesbiohans no Instagram

O desfile foi prestigiado pela Miss Universo Rondônia 2021, Thaise Dias, pela Miss Teen Rondônia 2020, Letícia Vitória, e pelo Mister Rondônia CNB 2021, Naraiel Ferrari. Uma articulação realizada pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

 

desfile biojoias arts biohans 2021 02

 

Homenagens

O primeiro desfile das biojoias da marca Art's BioHans também teve um momento de homenagens. Os presentes fizeram memória de quem partiu, como Shirley Felizarda, participante do projeto, e Rejane Almeida, assessora técnica da NHR Brasil.

A placa em homenagem a Rejane foi entregue por Marize Ventin, coordenadora de projetos na organização, ao esposo de Rejane, Linaldo, representando a família também presente no evento.

 

desfile biojoias arts biohans 2021 03

 

A Agevisa também realizou homenagens com entregas de placas como reconhecimento do trabalho de pessoas e organizações importantes para a causa da hanseníase.

Dentre elas, foram homenageadas a assistente social Maria Helena Aguado, da Policlínica Oswaldo Cruz, e Carmelita Ribeiro, com histórico de atuação em Rondônia e hoje representando o Ministério da Saúde. A NHR Brasil também foi homenageada e representada pela analista de comunicação Thaís Brito.

Confira o álbum de fotos com todas as imagens do desfile