Cartografias do corpo imagem oficial 01

 

Cada corpo possui peculiaridades, características únicas que o tornam diferente dos outros, e são essas diferenças que formam o indivíduo. Essa é a mensagem por trás do conto “Cartografias do corpo”, do professor e dramaturgo Cléber Tasquin, de 30 anos. O texto conquistou o 1º lugar na categoria Literária do Concurso Cultural NHR Brasil.

Além de trabalhar com dramaturgia e literatura, Cléber é professor de língua portuguesa e francesa na rede pública de ensino do Governo do Estado de São Paulo. O autor entrou em contato com o edital do Concurso Cultural NHR Brasil por meio de um grupo de fomento à literatura e, instigado pela oportunidade de criar uma produção artística sobre um tema marginalizado, inscreveu sua obra na premiação.

Para Cléber, as artes exercem um papel provocativo na sociedade, podendo instigar debates e sentimentos que contribuem para transformar a realidade das pessoas. É dessa crença que surge o gosto por temas negligenciados ou controversos, com os quais ele dialoga não somente em produções autorais, mas também em sala de aula.

Usando a literatura como gancho e adequando os debates à idade dos alunos, o professor costuma abordar temáticas como racismo, LGBTfobia, orientação sexual, identidade de gênero, uso de drogas e doenças estigmatizadas. Mesmo instigando discussões sobre tais temas, o professor confessa que reflexões sobre os diferentes aspectos da hanseníase não faziam parte do seu cotidiano.

Apesar disso, Cléber já possuía algum conhecimento sobre os elementos clínicos da doença por ter iniciado o curso de Ciências Biológicas no passado. Impulsionado pelo desejo de escrever uma obra complexa e verossímil, o autor recorreu a artigos científicos para entender mais sobre os aspectos sociais e comportamentais relacionados à hanseníase.

Além de abordar a quebra do estigma relacionado à hanseníase, o conto "Cartografias do Corpo" foi escrito com cuidado para oferecer representatividade a todos os leitores. É o que afirma Cléber, que conta em um vídeo o seu depoimento sobre a participação no programa. Para assistir o vídeo e conferir uma análise completa da obra, acesse a matéria abaixo.

Confira também: Autor de "Cartografias do corpo" fala sobre conto

Dessa pesquisa, surgiu um conto sobre os impactos da doença na autoestima e na autoimagem das pessoas acometidas, que abordou também a necessidade de aceitação e respeito às diferenças. No documento abaixo, confira o texto na íntegra.