Vencedores Concurso Cultural Prancheta 1

No dia 18 de junho, foram anunciados os vencedores do Concurso Cultural NHR Brasil em live transmitida no canal da organização no Youtube. Entre os 12 finalistas selecionados pela Comissão Julgadora da premiação, o evento anunciou os vencedores do concurso e os três melhores colocados em cada categoria.

Confira abaixo a lista dos trabalhos premiados:

 

CATEGORIA LITERÁRIA

1º lugar: Cartografias do corpo
Conto de Cléber de Lima Franco Tasquin (São Paulo/ SP)

2º lugar: De dentro pra fora
Poema de João Luiz de Araújo Silva (Poços de Caldas/MG)

3º lugar: Não é o fim
Poema de Isabela Almeida de Mello (Rio de Janeiro/RJ)

CATEGORIA ARTES VISUAIS

1º lugar: Você sabe o que é hanseníase?
Vídeo de Júlia Carvalho Riffald, Carolina Moreira dos Santos, Carolina Bruna Stariolo, Luana Barreto, Marta de Freitas Nudelman, Mariana Rodrigues Sales de Mendonça, Stephanie Bittencourt de Carvalho Souza, Anna Maria Sales, Márcia Maria Jardim Rodrigues, Roberta Olmo Pinheiro e Priscilla Oliveira Silva Bomfim (Niterói/RJ).

2º lugar: A empatia já é um remédio
Ilustração de Alessandra de Moura Silva Claro (Campo Grande/MS)

3º lugar: Em busca
Pintura de Maria Eduarda Curvelo (Rio de Janeiro/RJ)

 

As inscrições ficaram abertas ao público durante 45 dias e, ao fim desse período, o concurso recebeu 74 obras divididas nas duas categorias da premiação. Entre poemas, crônicas, contos e músicas, as produções literárias somaram 45 inscrições. Já a categoria de artes visuais recebeu 29 trabalhos, entre ilustrações, desenhos, fotografias, pinturas, vídeos e minidocumentários.

Essas produções foram enviadas por participantes do Distrito Federal e mais quatorze estados de todas as regiões do Brasil. Durante o mês de junho e julho, os trabalhos premiados serão divulgados na íntegra no site e no canal da NHR Brasil no Youtube.

Cerimônia virtual

A abertura do evento de anúncio dos vencedores aconteceu com a leitura do poema “A mancha”, do enfermeiro Antônio Reldismar de Andrade, de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Abordando o estigma relacionado à hanseníase em sua obra, o autor doou o poema para a NHR Brasil, já que não poderia participar do concurso por atuar diretamente em um dos projetos da organização. A leitura do texto foi realizada por Patrícia Soares, representando o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Em seguida, foi transmitido o depoimento de Arlindo Santos, ativista e líder social do bairro Genibaú, em Fortaleza. A partir de sua vivência como pessoa acometida pela hanseníase, Arlindo ressaltou a importância de pensar em iniciativas de comunicação sobre hanseníase para conscientizar e levar informação à população.

A dermatologista Maria Leide de Oliveira, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também ressaltou a importância de produzir conteúdos sobre hanseníase para ampliar o debate relacionado à doença. A dermatologista celebra a realização do Concurso Cultural NHR Brasil e destaca o impacto positivo que iniciativas como essa podem gerar na sociedade.

A live de anúncio dos vencedores do Concurso Cultural NHR Brasil ficará salva no canal da organização no Youtube. Você pode assistir clicando no link abaixo: