Estagiários PEP

Membros da equipe no lançamento oficial do Programa PEP++, em março de 2020.

Assistentes de pesquisa que compõem a equipe do Programa PEP++ marcaram presença nos Encontros Universitários (EU) 2020. Promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento foi realizado entre os dias 10 e 12 de março de 2021, em formato totalmente virtual.

Sob orientação do professor Alberto Novaes, especialista em doenças infecciosas parasitárias e em saúde comunitária, e da professora Jaqueline Caracas, Consultora Técnica da NHR Brasil, os integrantes da equipe compartilharam as vivências adquiridas no Programa PEP++. Os assistentes de pesquisa apresentaram nove trabalhos para a comunidade acadêmica, que tratavam sobre aspectos relacionados à prevenção da hanseníase e ao cenário epidemiológico no Brasil.

Para Aymée Medeiros, coordenadora do Programa PEP++ no Brasil, a participação dos membros da equipe no evento é essencial para que eles possam refletir sobre como contribuir para a melhoria da qualidade de suas abordagens no território. Segundo a coordenadora, a experiência também contribuiu para o aperfeiçoamento metodológico dos assistentes de pesquisa.

Além disso, Aymée ressalta a importância do evento para a formação dos futuros profissionais de saúde. “Os Encontros Universitários foram uma ótima oportunidade para que os estudantes pudessem compartilhar suas experiências com outros graduandos, incentivando a participação dos alunos em atividades de pesquisa e extensão, que são essenciais para a formação profissional”, ela destaca.