WhatsApp Image 2020 10 29 at 10.11.16

Abordagens iniciaram nos bairros Vila Peri (Fortaleza) e Terrenos Novos (Sobral)

 

As visitas domiciliares do ensaio clínico para quimioprofilaxia de contatos de hanseníase tiveram início nos dias 26 e 27 de outubro nas cidades de Fortaleza e Sobral. Este é um componente importante do Programa PEP++, que busca alcançar a redução de novos casos a partir de um conjunto de intervenções nos dois municípios. 

Em duplas, os assistentes de pesquisa visitam casas de pessoas escolhidas para integrar a abordagem de quimioprofilaxia. O objetivo é oferecer uma combinação de medicamentos preventivos para pessoas que estão sob maior risco de desenvolver a hanseníase após o contato próximo com casos diagnosticados a partir de 2014.

 

 LEX8340

 

Em Fortaleza, as visitas foram iniciadas no bairro Vila Peri, tendo como ponto de apoio a Unidade Básica de Saúde Gutemberg Braun. Em preparação, a equipe do Programa realizou reunião com os profissionais da unidade para informar sobre o trabalho a ser realizado no território.

As visitas dos assistentes de pesquisa às casas escolhidas são acompanhadas de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vinculados à unidade.Em Sobral, as atividades de campo começaram pelo Centro de Saúde da Família Terrenos Novos 1, no bairro Terrenos Novos.

A equipe do Programa PEP++ administra as doses preventivas e os esquemas da medicação (PEP ou PEP++) para pessoas que se encaixam nos critérios da pesquisa. Caso estas pessoas apresentem sinais e sintomas da hanseníase, a equipe faz o encaminhamento para o exame e possível diagnóstico na unidade de saúde.

Nesta abordagem, os assistentes de pesquisa também encaminham contatos que não foram imunizados com a vacina BCG e que têm indicação para receber doses da vacina.

 

 LEX8742

Evento de lançamento do programa em Fortaleza, antes da suspensão de atividades presenciais da NHR Brasil

 

Com eventos de lançamento realizados em Fortaleza e Sobral nos dias 4 a 6 de março, as atividades do campo estavam previstas para iniciar ainda no primeiro semestre de 2020. No entanto, a programação foi alterada diante da pandemia de Covid-19 e da suspensão de atividades presenciais anunciada pela NHR Brasil no dia 23 de março.

Coordenado pela NLR, o Programa PEP++ é um estudo multicêntrico internacional nos países mais endêmicos para a hanseníase, em andamento também na Índia e na Indonésia. 

 

Treinamento

Como etapa final de preparação para a atuação nos territórios, 28 assistentes de pesquisa e seis supervisores de campo de Fortaleza e Sobral participaram de capacitação sobre avaliação dermatoneurológica para contatos de pessoas acometidas pela hanseníase. Formas clínicas, sinais e sintomas, tratamento e vigilância de contatos foram alguns dos temas contemplados no encontro.

 

WhatsApp Image 2020 10 29 at 10.12.00

Aplicação prática da capacitação sobre exame dermatoneurológico

 

O treinamento foi realizado em Fortaleza nos dias 23 e 24 de outubro, com condução do dermatologista Maurício Nobre, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e da dermatologista Elaine Bomfim, vinculada à Atenção Básica no município de Fortaleza.

O objetivo foi qualificar a realização do exame a ser feito para fazer a suspeição da hanseníase nos domicílios visitados. Durante a capacitação, foi enfatizado que o papel dos assistentes de pesquisa é fazer uma triagem dos contatos que podem apresentar sinais e sintomas da hanseníase. O diagnóstico será confirmado nas unidades básicas de saúde.

Conforme Aymée Medeiros, coordenadora do Programa PEP++ no Brasil, a capacitação trouxe informações mais detalhadas para que os assistentes de pesquisa também estejam aptos a tirar as dúvidas que podem surgir entre as pessoas visitadas, levando informações claras e corretas sobre a doença.