WhatsApp Image 2020 09 18 at 08.08.35

Residentes da ESP/CE de todo o Ceará participaram do evento

A equipe do Programa PEP++, em videoconferência realizada no dia 21 de agosto, discutiu o cenário epidemiológico da hanseníase no Brasil com os residentes da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Com o tema “Quimioprofilaxia para hanseníase: avanços e perspectivas”, o evento contou com a participação de cerca de 150 alunos e abordou os desafios e possibilidades para o controle da doença.

A temática principal da discussão foi a aplicação da quimioprofilaxia como estratégia para interromper a transmissão da hanseníase. O método foi uma novidade para os residentes, que expressaram interesse em contribuir para o desenvolvimento dessa abordagem.

A mediação da videoconferência foi conduzida por Helenira Fônseca, Tutora Pedagógica do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde da Família e da Comunidade da ESP-CE. Também participaram da articulação Geisy Luna, da Coordenação Pedagógica da Residência Integrada em Saúde, e Suzyane Barcelos, da Coordenação Geral da Residência Integrada em Saúde.

A atividade é fruto de uma ação conjunta entre o Programa PEP++ e a Residência Integrada em Saúde da ESP/CE. Essa iniciativa visa aperfeiçoar a formação desses futuros profissionais de saúde e impulsionar as ações de controle da hanseníase. A etapa seguinte dessa articulação prevê a inserção dos residentes em atividades de educação em saúde dentro dos territórios de pesquisa do Programa PEP++.