fortalecimento liderancas 2019

Manuel Matias (camisa vermelha na imagem) durante o curso de Fortalecimento de Lideranças

 

É com imenso pesar que a NHR Brasil comunica o falecimento de Manuel Matias do Nascimento, que atuou em Fortaleza na condução do Grupo de Amigos e Portadores de Hanseníase (GAPH).

Após dias de internação, Manuel faleceu nesta quarta-feira, 20 de maio. Até o momento, não houve confirmação da causa da morte.

Manuel foi um exemplo de liderança construída a partir das dores e dificuldades trazidas pela hanseníase. Em sua simplicidade, buscou reunir pessoas acometidas para a partilha de vivências e o combate ao preconceito associado à doença.

Em 2019, participou dos módulos do Curso de Fortalecimento de Lideranças junto com demais pessoas à frente de movimentos de enfrentamento às doenças tropicais negligenciadas no Brasil. E discutia, com apoio da NHR Brasil, estratégias para promover o empoderamento individual dos integrantes do GAPH em uma perspectiva psicossocial, fortalecendo a conscientização da população sobre hanseníase.

A organização lamenta profundamente esta perda para a militância contra a hanseníase e se solidariza com familiares, amigos e colegas de luta neste momento de dor.

 

Data de publicação: 21 de maio de 2020