guia escalas NHR Brasil

Os documentos serão apresentados amanhã no 10° Simpósio Brasileiro de Hansenologia

Dois instrumentos estratégicos para os serviços de saúde foram validados pela NHR Brasil em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Adaptadas transculturalmente ao contexto brasileiro, as escalas de empoderamento e de estigma social permitem uma melhor compreensão sobre estas questões na vida de pessoas acometidas pela hanseníase.

Para orientar a utilização destes instrumentos, os Guias de Aplicação das Escalas de Estigma e Empoderamento (ver links abaixo) serão lançados amanhã, 17 de outubro, no estande da NHR Brasil durante o 10° Simpósio Brasileiro de Hansenologia, em Recife.

Os documentos descrevem recomendações e estudos existentes sobre os temas, além de elencar habilidades e atitudes a serem desenvolvidas por profissionais de saúde interessados na estratégia.

“Esperamos que as escalas sejam utilizadas como ferramentas de uma estratégia tecnológica inovadora, fortalecendo a gestão do cuidado e atenção a essas pessoas”, compartilha Héllen Xavier, coordenadora de projetos da NHR Brasil e uma das autoras dos guias.

Validação

As escalas Explanatory Model Interview Catalogue (EMIC) foram adaptadas transculturalmente para o Brasil por pesquisadoras do mestrado e doutorado do Departamento de Saúde Comunitária da UFC, com financiamento da NHR Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

guia escalas estande NHR Brasil

Os questionários propõem um modelo de entrevista a partir de 15 itens, permitindo avaliar o grau de estigma e de empoderamento das pessoas avaliadas. O processo de validação buscou a equivalência conceitual e de itens, além da equivalência semântica, operacional, de mensuração e funcional.

As pesquisadoras percorreram várias cidades brasileiras para entrevistar pessoas acometidas pela hanseníase e membros de comunidades que não foram afetados pela doença. Este processo e os resultados basearam a produção dos guias de aplicação das escalas.

Confira aqui o Guia de Aplicação da Escala de Empoderamento

Confira aqui o Guia de Aplicação das Escalas de Estigma (EMIC)