morhan-campos-sales-001

Festival foi realizado em escola profissionalizante na cidade de Campos Sales, a 493 km de Fortaleza.


O Festival Hanseníase Diversão e Arte levou informação e atividades lúdicas ao município de Campos Sales, no interior do Ceará. O festival é promovido há 15 anos pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e utiliza as linguagens artísticas e culturais para falar sobre as características, o sintoma e o tratamento da doença. A programação teve a presença da atriz Karla Karenina, que dá vida à personagem “Meirinha” e participou da novela “A Força do Querer” no papel de Dita.

A Escola Técnica Profissionalizante de Campos Sales recebeu as atividades do festival na sexta-feira, 1º de dezembro. Participaram com apresentações a Banda Municipal de Campos Sales e atrações artísticas de Campos Sales e Juazeiro do Norte: DJ Laylson Lima, Grupo Festa na Roça, Rondinele Furtado, Cia Freestyle de Dança da AABB, Grupo de Dança Boogie La Rock, a personagem Nega Maluca e Naomi Huston. A atriz Karla Karenina, que é voluntária do Morhan, fez show de humor como Meirinha.

morhan-campos-sales-002

Por trás da manhã de lazer, a mensagem principal foi estimular o diagnóstico precoce e a busca pelos serviços de saúde. O objetivo foi contribuir com as equipes de Estratégia de Saúde da Família para interromper a transmissão da hanseníase, considerada um problema de saúde pública no município. 


A atividade faz parte do projeto “Desconstruindo Conceitos”, que recebe apoio financeiro e institucional da NHR Brasil. A iniciativa visa combater a desinformação, entendendo que a falta de mensagens educativas sobre o tratamento e a cura da hanseníase abre espaço para o preconceito contra as pessoas atingidas.

 

morhan-campos-sales-003

O mesmo projeto articulou a audiência pública Hanseníase em Araripe-CE, na Câmara Municipal de Araripe, município vizinho a Campos Sales. A audiência ocorreu no dia 30 de novembro e também contou com a presença de Karla Karenina. 


Com informações do Morhan Notícias