A pesquisa utilizou abordagem com membros da comunidade, pessoas acometidas pela hanseníase e seus contatos em áreas hiperendêmicas, bem como profissionais de nível superior e médio da Atenção Primária à Saúde no município de Fortaleza e Sobral.

Os dados coletados permitiram conhecer as percepções e crenças das pessoas sobre a doença, contribuindo também para atividades de informação, educação e comunicação nos territórios de atuação do programa PEP++, com a produção de materiais de apoio direcionados para necessidades identificadas no Estudo CAPP-Hans.

O estudo transversal se constitui de uma abordagem descritiva, quantitativa e qualitativa dos aspectos relativos ao conhecimento, às atitudes, práticas e percepções em relação à hanseníase. Na pesquisa, também são descritos aspectos sociodemográficos e analisadas as percepções de distanciamento social e de estigma relacionado à doença.

Nas diferentes populações de estudo, foram utilizados: instrumento sociodemográfico de caracterização inicial, instrumento CAP hanseníase, Escala de Empoderamento, Escala de Distanciamento Social (Social Distance Scale – SDS), Escala de Estigma na Comunidade (Explanatory Model Interview Catalogue Stigma Scale – EMIC-CSS) e Escala de Estigma – Inventário de Entrevistas em Modelo Explicativo (Explanatory Model Interview Catalogue Stigma Scale – EMIC-SS).

Também foram realizadas entrevistas individualizadas em profundidade, além de grupos focais dentro da perspectiva qualitativa. 

O estudo será realizado em dois momentos para análise comparativa.O primeiro foi realizado antes do ensaio clínico do PEP++ e o outro será desenvolvido após um intervalo de 2 a 3 anos, tomando por referência o conjunto de intervenções previstas no projeto, com ações de informação, comunicação e educação em saúde, além da profilaxia pós-exposição.

Situação atual: Finalizada a 1° etapa do estudo nos municípios de Fortaleza e Sobral.