ForumDTNs11

 

Você já refletiu sobre os desafios que pessoas enfrentam ao lidar com enfermidades como doença de Chagas, hanseníase, esquistossomose, leishmaniose, hepatites virais, filariose linfática, tuberculose, entre outras? Consideradas doenças negligenciadas ou socialmente determinadas, esses agravos estão intrinsecamente ligados às desigualdades socioeconômicas, ao estigma e à falta de priorização por parte do Estado e da indústria farmacêutica.

Nesse contexto desafiador, o Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas reúne um coletivo de líderes engajados para superar esses obstáculos. Seu propósito é capacitar os participantes a reivindicar políticas públicas que garantam assistência às populações afetadas. Isso inclui o acesso a diagnóstico oportuno, tratamento adequado e uma vida plena em saúde e direitos.

Unindo movimentos e organizações sociais como a NHR Brasil, assim como associações que representam pessoas atingidas por diversas doenças negligenciadas, esse coletivo vem, desde 2016, estabelecendo espaços significativos que promovem visibilidade, representatividade, apoio e empoderamento para enfrentar os desafios relacionados à luta contra as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) no cenário brasileiro.

Convidamos você a somar-se a nós e contribuir para fortalecer o acesso e a participação no âmbito da saúde! Juntos, podemos fazer a diferença.

 

Missão e princípios do Fórum

O Fórum luta pelo direito à saúde integral de pessoas e comunidades atingidas por doenças infecciosas e negligenciadas, estabelecendo um espaço democrático de representação, apoio e articulação para alcançar essa missão. As ações do coletivo são pautadas pela solidariedade, cooperação, transparência, ética, inclusão social e respeito aos direitos constitucionais, sociais e humanos.

Cartas do Fórum

As Cartas Abertas do Fórum DTNs representam registros oficiais das principais pautas abordadas durante cada encontro anual dentro da programação do Medtrop (Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical). Cada uma das cartas contém denúncias e reivindicações dos coletivos e lideranças que participam dos encontros anuais e discussões permanentes.

Confira as Cartas do Fórum de suas realizações anteriores abaixo:

8º Fórum DTNs - Salvador (BA) – 2023

 

O 8º encontro do Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas acontece nos dias 09 e 10 de setembro durante a programação do Medtrop 2023. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, pessoas de todo o país poderão contribuir com o debate, reivindicar políticas públicas e defender maiores investimentos em prevenção, diagnóstico e tratamento.

 

7º Fórum DTNs - Belém (PA) – 2022

 

Realizado em Belém (PA), a 7° edição do Fórum DTNs aconteceu entre os dias 12 e 13 de novembro de 2022. Nesta ocasião, o Fórum destacou a luta pela preservação do SUS como parte essencial da democracia e proteção social. Os integrantes ressaltaram questões como o aprimoramento da atenção integral à saúde, priorização da Pesquisa e Desenvolvimento no país e ampliação de novos kits para diagnóstico e fármacos para DTNs.

 

6º Fórum DTNs - Virtual – 2021

 

O 6° encontro do Fórum DTNs aconteceu durante o Congresso Digital da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, nos dias 24 e 25 de outubro de 2021. Nessa ocasião, o Fórum esteve presente abordando questões transversais ao tema do congresso: “Doenças tropicais e populações negligenciadas: o desafio de conhecer, vigiar e cuidar”.

 

5º Fórum DTNs - Virtual – 2020

 

A 5° edição do Fórum ocorreu de forma virtual no dia 30 de janeiro de 2020. O momento foi necessário para trazer à tona os desafios vivenciados pelas pessoas acometidas por DTNs no período da pandemia, colocando em cena as reivindicações para autoridades governamentais das esferas da saúde pública e de políticas assistencialistas.

 

4º Fórum DTNs - Belo Horizonte (MG) – 2019

O evento realizado no dia 28 de julho de 2019 em Belo Horizonte foi marcado pelo 110° aniversário de descoberta da Doença de Chagas pelo médico sanitarista Carlos Chagas. O momento comemorou também a criação do Dia Mundial das Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas, feito importantíssimo para a promoção de medidas de enfrentamento à enfermidade.

 

3º Fórum DTNs – Recife (PE) – 2018

A 3° edição do Fórum foi sediado em Recife no dia 1° de setembro de 2018. O momento integrou as atividades da XXXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e da XXI Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Foram colocadas em pautas questões como os 30 anos de promulgação da Constituição Brasileira de 1988 e a garantia constitucional do direito à saúde.

2º Fórum DTNs – Cuiabá (MT) – 2017

 

O Fórum DTNs no ano de 2017 ocorreu em Cuiabá no dia 27 de agosto e se posicionou com ênfase no papel de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), intensificando a mobilização contra o subfinanciamento da saúde, enfraquecimento da rede de atenção à saúde e o baixo incentivo à política nacional de pesquisa e inovação.

 

1º Fórum DTNs – Maceió (AL) – 2016

 

Em 2016, o primeiro encontro do Fórum DTNs foi possível graças à articulação de pessoas acometidas de diferentes movimentos sociais, profissionais de saúde, pesquisadores e organizações nacionais e internacionais. Desta primeira discussão, foi elaborada a Carta de Maceió, que contemplou a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do fortalecimento de ações para enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas.