Bacharel em Ciências Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco; Residência em Medicina Preventiva e Social pela Fundação Oswaldo Cruz – PE; Especialista em Epidemiologia de Campo - EPISUS pelo Ministério da Saúde e Centers for Disease Control and Prevention; Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - PE e Doutorando em Medicina Tropical pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
Alexandre Menezes
Diretor Nacional
Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte e Especialista em Controladoria para Gestão Pública e Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Cláudia Morais
Coordenadora Financeira
Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES UNITA – PE; Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância em Saúde pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - PE e Doutoranda em Saúde Pública na Universidad de Ciencias Sociales y Empresariales de Buenos Aires.
Aymée Medeiros da Rocha
Gestora do Programa PEP++ no Brasil
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará.
Héllen Xavier Oliveira
Gestora de Projetos
Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE); Residência em Atenção Básica/ Saúde da Família pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e Mestre em Promoção da Saúde pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB.
Marize Ventin
Gestora de Projetos
Bacharel em enfermagem, pós-graduada em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, especialista em Vigilância em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Investigação - IEP/HSL. Epidemiologista pelo Programa de Epidemiologia para Gestores de Saúde pela Johns Hopkins University - JHU (cursando). Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
Ana Rita Cardoso
Gestora de Projetos
Enfermeira Sanitarista. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco. Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UFPE). Residente em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva - IMIP. Especialista em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose pela UFRN.
Rafaela de Sá
Gestora de Projetos
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania (PUCRS); Especialista em Comunicação Organizacional focada em instituições públicas e do terceiro setor, com passagem pela Organização das Nações Unidas (ONU), Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e Defensoria Pública da União (DPU).
David Medina
Gestor de Comunicação
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e em Gestão de Organizações de Impacto Social. Já atuou em missões diplomáticas e no Terceiro Setor conta com experiências no engajamento de comunidades e desenvolvimento de parcerias estratégicas.
Vander Finotti
Coordenador de Desenvolvimento de Parcerias
Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui experiência em assessoria de Comunicação para organizações sem fins lucrativos, planejamento estratégico de mídia, produção jornalística e criação de conteúdo para mídias digitais. Atualmente exerce funções na área de Desenvolvimento de Parcerias, envolvendo a elaboração de notas conceituais e propostas de financiamento, desenvolvimento de projetos e relacionamento com parceiros e doadores.
Clara Gantois
Oficial de Desenvolvimento de Parcerias
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Foi Bolsista de iniciação a docência da disciplina de Epidemiologia Especial no curso de Enfermagem da UFC. Participante do grupo de Pesquisas Clínico-Epidemiológicas e Operacionais em Doenças Tropicais Negligenciadas da Universidade Federal do Ceará. Membro no projeto de pesquisa Epidemiologia, vigilância e controle de hanseníase e doença de Chagas no Nordeste do Brasil (IntegraDTN-Nordeste).
Thais Leite
Assistente de Pesquisa do Programa PEP++ (Fortaleza)
Bacharel em enfermagem pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Pós-Graduando em Saúde Coletiva. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Clínico-Epidemiológicas, Operacionais e de Implementação em Doenças Tropicais Negligenciadas - IntegraDTN pela UFC.
Askanio Teixeira
Assistente de Pesquisa do Programa PEP++ (Fortaleza)
Graduada em Enfermagem pela Faculdade Luciano Feijão. Foi bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica da mesma instituição. Participou como estagiária do Programa PEP++ com experiência no RedCap ao longo de dois anos.
Iasmyn Viana
Assistente de Pesquisa do Programa PEP++ (Sobral)
Bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário Inta - UNINTA. Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Graduanda em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Emanuela Nunes
Coord. de Campo do Projeto Desenvolvimento Inclusivo
Médica pela Universidade Federal do Maranhão (2011), com residência em Dermatologia no Hospital Universitário Walter Cândido da UFC (2016), especialização em Saúde da Família pela UFC (2017), título de especialista em Dermatologia pela SBD (2018), título em Medicina de Família e Comunidade (2019) e título de especialista em Hansenologia (2022). Preceptora do Programa de Residência em MFC e de Saúde Coletiva do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor). Docente do Curso de Pós-graduação em Atenção Primária à Saúde pela ESP-CE. Mestranda em Saúde Pública na UFC e especializanda em Aperfeiçoamento em Docência na Atenção Primária à Saúde pela ESP-CE. Atualmente, trabalha na UAPS Helio Goes, atuando também como Referência em Hanseniase na Regional VI de Fortaleza.
Juliana Ramos
Co-Pesquisadora do Programa PEP++ no Brasil
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco; Mestre em Vigilância em Saúde pela Universidade de Pernambuco. Tem experiência em Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e Prevenção de Incapacidades em Hanseníase.
Rejane Almeida (in memoriam)
Assessora Técnica
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica/Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo; Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; Doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Práticas em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo e Pós-doutoramento na Universidad Complutense de Madri.
Jaqueline Caracas Barbosa
Consultora Técnica
Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica sob forma de Residência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela UFBA; Mestre em Saúde Coletiva, Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA; Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da UFC; Professora adjunta do Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA e Pesquisadora em doenças infeciosas com foco nas doenças tropicais negligenciadas.
Eliana Amorim
Consultora Técnica
Médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Hanseníase pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (2002); Mestre em Medicina pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz. Atua como hansenólogo do Hospital Giselda Trigueiro, Centro de Referência em Hanseníase do Rio Grande do Norte e como colaborador do Instituto de Medicina Tropical da UFRN. É membro do Leadership Team da Global Partnership for Zero Leprosy e membro do Technical Advisory Group do Programa de Hanseníase da Organização Mundial da Saúde. Tem experiência em Dermatologia Clínica, Hansenologia e Epidemiologia.
Maurício Nobre
Consultor Técnico
Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em
Elaboração e Monitoramento de Projetos Sociais pela Universidade Gama Filho; Psicanalista
pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica; Sócio-diretora da empresa SocialCont de
assessoria contábil e ao terceiro setor.
Clescia Mota
Consultora em Assistência Social
Graduada em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, na Seccional de Fortaleza/CE, sob o nº 40551 B, atuando principalmente nos temas: Direito Constitucional, Direito à saúde, Democracia e Direitos Fundamentais, Direitos Humanos e Direito do Terceiro Setor.
Nayla Rochele de Andrade
Consultora Jurídica
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Ateneu – CE e Pós-graduada em Controladoria e Finanças pela Faculdade Ateneu - CE, com experiência na área de Contabilidade e Setor Pessoal.
Marilac Rocha
Assistente Administrativa do Programa PEP++
Especialista em Administração Moderna, tem experiência em vendas e atendimento ao cliente.
Janne Lopes
Auxiliar Administrativa
Graduanda do bacharelado de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Vinculada ao projeto Desenvolvimento Inclusivo em Sobral (CE), com foco para reabilitação, equalização de oportunidades e inclusão social de pessoas com deficiência e/ou acometida pela hanseníase.
Stefânia Graciano
Estagiária de Projetos
Graduanda em Psicologia pela UNINASSAU de Pernambuco.
Marcelly Moraes
Estagiária de Projetos
Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará.
Maurício Eduardo
Estagiário de Contabilidade
Graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará.
Isis Tavares
Estagiária de Comunicação
Graduando de Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará.
Israel Ferreira
Estagiário de Comunicação
Graduando de Direito pela Universidade Federal do Ceará.
David Lael Teixeira
Estagiário de Direito
Médico com PhD em cirurgia e musicologia. Foi diretor do Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru (SP), presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia e da Associação Internacional de Hanseníase. Atuou como consultor da OPAS e da OMS na área de hanseníase. Hoje, é professor da Faculdade de Medicina da USP e da UNINOVE em Bauru. Conhece e participa de atividades com a NHR Brasil há mais de 10 anos.
Marcos da Cunha Lopes Virmond
Presidente
Mestre em Saúde Pública e Doutora em Saúde Coletiva, possui mais de 20 anos de experiência com pesquisa em hanseníase e trabalho de campo. Trabalhou na NLR e na NHR Brasil e foi colabora até hoje com os projetos da organização. Atualmente reside em Portugal.
Maria de Jesus Freitas de Alencar
Conselho Curador
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especializações em Parasitologia, Hematologia, Citologia Clínica e Microbiologia clínico-laboratorial. É mestre em Biotecnologia pela UFC, professora no Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão e sócia-proprietária do Laboratório Clínico de Sobral (Lacliso).
Ticiana Parente Feijão
Conselho Curador
Especialista em captação de recursos, é Bacharel em Administração e Direito e Mestre em Administração Pública. Atualmente, é Diretor Executivo da Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR), além de professor e coordenador do Fundo de Bolsas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Conhece a NHR Brasil desde 2018.
João Paulo Vergueiro
Conselho Curador
Advogada especializada em Direitos Humanos. Conhece a NHR Brasil desde 2021.
Laciana Farias Lacerda
Conselho Curador
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Especialista em Administração Hospitalar e Mestre em Saúde Coletiva. Atuou por mais de 20 anos em atividades jurídicas e administrativas no Instituto Lauro de Souza Lima, unidade referência em hanseníase no país. Acompanha as atividades da NHR Brasil há mais de 10 anos.
Luiz Carlos Melo
Conselho Fiscal
Graduanda de Serviço Social, atua como voluntária no Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e lidera um movimento social pelos direitos das mulheres. Diagnosticada com hanseníase em 2006, conhece as atividades da NHR Brasil e apoia os projetos da organização desde 2011.
Francilene Carvalho de Mesquita
Conselho Fiscal
Graduando de Psicologia pela FIMCA (Faculdades Integradas e Metropolitana Aparício Carvalho), atua como coordenador do Grupo de Autocuidado em Hanseníase do Hospital Santa Marcelina (Rondônia). Diagnosticado com hanseníase em 2009, colabora com as atividades desenvolvidas pela NHR Brasil e Agevisa (RO) desde 2020.
Tiago Paradela da Silva
Conselho Fiscal