Bacharel em Ciências Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco; Residência em Medicina Preventiva e Social pela Fundação Oswaldo Cruz – PE; Especialista em Epidemiologia de Campo - EPISUS pelo Ministério da Saúde e Centers for Disease Control and Prevention; Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - PE e Doutorando em Medicina Tropical pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
Alexandre Menezes
Diretor Nacional
Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte e Especialista em Controladoria para Gestão Pública e Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Cláudia Morais
Coordenadora Financeira
Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES UNITA – PE; Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância em Saúde pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - PE e Doutoranda em Saúde Pública na Universidad de Ciencias Sociales y Empresariales de Buenos Aires.
Aymée Medeiros da Rocha
Gestora do Programa PEP++ no Brasil
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará.
Héllen Xavier Oliveira
Gestora de Projetos
Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE); Residência em Atenção Básica/ Saúde da Família pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e Mestre em Promoção da Saúde pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB.
Marize Ventin
Gestora de Projetos
Bacharel em enfermagem pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Pós-Graduando em Saúde Coletiva. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Clínico-Epidemiológicas, Operacionais e de Implementação em Doenças Tropicais Negligenciadas - IntegraDTN pela UFC.
Askanio Teixeira
Gestor de Projetos
Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania (PUCRS); Especialista em Comunicação Organizacional focada em instituições públicas e do terceiro setor, com passagem pela Organização das Nações Unidas (ONU), Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e Defensoria Pública da União (DPU).
David Medina
Gestor de Comunicação
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará.
Adriana Reis
Supervisora de Campo do Programa PEP++ em Sobral
Bacharel em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública através da Residência Integrada em Saúde e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará.
Nágila Nathaly Lima Ferreira
Supervisora de Campo do Programa PEP ++ em Fortaleza
Médica graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Residência em Clínica Médica pelo Hospital César Cals/Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará; Residência em Endocrinologia pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (UHWC-UFC). Especialista em Pesquisa Clínica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Médica Endocrinologista da Prefeitura de Fortaleza, Médica Assistente do Ambulatório de Diabetes, Dislipidemia e Síndrome Metabólica do Ambulatório de Diabetes e Transplante e Chefe do Serviço - Linhas de Cuidado em Diabetes e Obesidade do HUWC. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFC, supervisora do PROVAB, Programa Mais Médicos.
Virgínia Oliveira
Pesquisadora Principal do Programa PEP++ no Brasil
Farmacêutica Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará; especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal Vale do Acaraú; especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina; mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Ceará e doutoranda pela Erasmus University Rotterdam.
Wilcare Cordeiro
Doutoranda do Programa PEP++
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco; Mestre em Vigilância em Saúde pela Universidade de Pernambuco. Tem experiência em Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e Prevenção de Incapacidades em Hanseníase.
Rejane Almeida (in memoriam)
Assessora Técnica
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica/Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo; Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; Doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Práticas em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo e Pós-doutoramento na Universidad Complutense de Madri.
Jaqueline Caracas Barbosa
Consultora Técnica
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia; Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica sob forma de Residência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Saúde Coletiva, Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia; Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará; Professora adjunta do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira, e Pesquisadora na área de doenças infeciosas com foco nas doenças tropicais negligenciadas.
Eliana Amorim
Consultora Técnica
Médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Hanseníase pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (2002); Mestre em Medicina pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz. Atua como hansenólogo do Hospital Giselda Trigueiro, Centro de Referência em Hanseníase do Rio Grande do Norte e como colaborador do Instituto de Medicina Tropical da UFRN. É membro do Leadership Team da Global Partnership for Zero Leprosy e membro do Technical Advisory Group do Programa de Hanseníase da Organização Mundial da Saúde. Tem experiência em Dermatologia Clínica, Hansenologia e Epidemiologia.
Maurício Nobre
Consultor Técnico
Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em
Elaboração e Monitoramento de Projetos Sociais pela Universidade Gama Filho; Psicanalista
pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica; Sócio-diretora da empresa SocialCont de
assessoria contábil e ao terceiro setor.
Clescia Mota
Consultora em Assistência Social
Graduada em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, na Seccional de Fortaleza/CE, sob o nº 40551 B, atuando principalmente nos temas: Direito Constitucional, Direito à saúde, Democracia e Direitos Fundamentais, Direitos Humanos e Direito do Terceiro Setor.
Nayla Rochele de Andrade
Consultora Jurídica
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Ateneu – CE e Pós-graduada em Controladoria e Finanças pela Faculdade Ateneu - CE, com experiência na área de Contabilidade e Setor Pessoal.
Marilac Rocha
Assistente Administrativa do Programa PEP++
Especialista em Administração Moderna, tem experiência em vendas e
atendimento ao cliente.
Janne Lopes
Auxiliar Administrativa
Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, com interesse na área de Comunicação e Cidadania.
Clara Gantois
Trainee de Captação de Recursos
Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará.
Maurício Eduardo
Estagiário de Contabilidade
Médico com PhD em cirurgia e musicologia. Foi diretor do Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru (SP), presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia e da Associação Internacional de Hanseníase. Atuou como consultor da OPAS e da OMS na área de hanseníase. Hoje, é professor da Faculdade de Medicina da USP e da UNINOVE em Bauru. Conhece e participa de atividades com a NHR Brasil há mais de 10 anos.
Marcos da Cunha Lopes Virmond
Conselheiro
Mestre em Saúde Pública e Doutora em Saúde Coletiva, possui mais de 20 anos de experiência com pesquisa em hanseníase e trabalho de campo. Trabalhou na NLR e na NHR Brasil e foi colabora até hoje com os projetos da organização. Atualmente reside em Portugal.
Maria de Jesus Freitas de Alencar
Conselheira
Graduanda de Serviço Social, atua como voluntária no Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e lidera um movimento social pelos direitos das mulheres. Diagnosticada com hanseníase em 2006, conhece as atividades da NHR Brasil e apoia os projetos da organização desde 2011.
Francilene Carvalho de Mesquita
Conselheira
Especialista em captação de recursos, é Bacharel em Administração e Direito e Mestre em Administração Pública. Atualmente, é Diretor Executivo da Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR), além de professor e coordenador do Fundo de Bolsas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Conhece a NHR Brasil desde 2018.
João Paulo Vergueiro
Conselheiro
Advogada especializada em Direitos Humanos. Conhece a NHR Brasil desde 2021.
Laciana Farias Lacerda
Conselheira