reuniao-rbc-nhrbrasil-001

Em três dias de reunião, representantes vinculados ao tema debateram diretrizes para a criação de projetos-piloto em territórios do Brasil.


Identificar e capacitar atores das comunidades que ajudem a promover qualidade de vida e vencer obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência. Este desafio foi debatido entre a NHR Brasil e nove organizações na reunião sobre Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC), promovida entre os dias 27 e 29 de junho, na Galeria Olido, em São Paulo. A iniciativa trouxe discussões sobre a atuação em territórios estratégicos e propôs a articulação de projetos-piloto em comunidades brasileiras.

A troca de experiências e o fortalecimento político são objetivos da união dos diversos atores, que permanecerão em contato para traçar estratégias e desenvolver projetos que resultem em impactos positivos para a comunidade. A longo prazo, as iniciativas poderão ser utilizadas como evidências para a viabilidade das diretrizes da RBC no Brasil.

Uma destas ideias discutidas na reunião foi a identificação de Agentes de Inclusão Social nos territórios, com a formação e apoio a indivíduos que atuem para buscar mais oportunidades e reduzir os processos de exclusão para pessoas com deficiências. O modelo seguirá em estudos pelas organizações, que poderão também sugerir a implantação da RBC em comunidades dos estados onde atuam.

A reunião contou com representantes da Brasil Saúde e Ação (BRASA), Instituto Mara Gabrilli (IMG), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), Fundação do Caminho, Pastoral da Pessoa com Deficiência, Associação Milalá e assessoria técnica da SPTrans. 

 

reuniao-rbc-nhrbrasil-002

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 



Um próximo encontro está marcado para os dias 11, 12 e 13 de setembro. O objetivo é traçar planos e abordagens para que as iniciativas de RBC encontrem critérios, terminologias e propostas a serem discutidas entre os participantes. A iniciativa integra um dos Programas Prioritários Chave da NHR Brasil, com foco no Desenvolvimento Inclusivo de Pessoas com Deficiência. 

A RBC

A Reabilitação Baseada na Comunidade foi proposta no âmbito da Organização Mundial de Saúde (OMS) após a Declaração de Alma-Ata, formulada em 1978 na Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde. A estratégia objetiva melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência com uma abordagem intersetorial no território onde elas vivem, promovendo oportunidades de participação social e buscando assegurar às pessoas com deficiência o acesso aos serviços básicos. Uma das bases para as ações é facilitar os processos de inclusão prezando pela autonomia dos sujeitos e das famílias alcançadas.