28/01/2015 às 15:16

Lagoa Grande destaca-se no combate a Hanseníase e recebe representantes de Fundação Holandesa

 

Por Laina Ramos

 

Através de parcerias e de muita dedicação de toda a gestão do atual governo a cidade têm sido referência a nível de Nordeste no combate e prevenção da Hanseníase. A doença embora seja considerada infecciosa, se seguida o tratamento correto têm cura. E o indivíduo que apresentou a manifestação foi tratado e curado não dissemina mais a bactéria. Tendo em vista que o município é considerado endêmico, ele também é o mais comprometido com a causa da hanseníase sendo que aqui apresenta-se o segundo grupo de Auto-Cuidado da região, pois, o primeiro é em Araripina-PE

 

Por essa razão esta semana a Shira Latuhihin e o fotógrafo Marcelo Londoño ambos representantes da ONG-NHR-Brasil Fundação Holandesa de combate a Hanseníase estão conhecendo pacientes, médicos, enfermeiros e todo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Saúde (SESAU) a  parceria da NHR-Brasil com o órgão municipal já dura mais de uma ano e é um dos destaques na saúde do município, pois o quadro de detectados aumentou facilitando maior foco de atuação e solução dos casos com maior rapidez.

 

Para todos que compõem a gestão da saúde municipal, esses dados são importantíssimos e demonstram que o empenho e a dedicação dos técnicos com os pacientes é resultado de capacitações que a NHR-Brasil proporcionou através do poder municipal. No PSF 02 atua um grupo de Auto-cuidado coordenado pela enfermeira Daniela Pereira que uma vez por mês orienta, informa e acompanha os pacientes. Dona Veneranda Gomes de 41 anos garante “sou integrante do grupo e paciente em tratamento no PSF, nesses encontros eu gosto e aprendo muito, me informo, faço amigos e aprendo a informar as outras pessoas que ainda ficam desconfiadas e temerosas.”

 

Para o Prefeito Dhoni Amorim “considero um momento muito positivo para toda a gestão, reconhecemos que muito ainda há para se fazer, mas também entendemos que problemas na saúde não é só na nossa cidade mais no Brasil inteiro e sermos reconhecidos com tamanho destaque pela ONG-NHR-Brasil é uma certeza de que estamos fazemos um trabalho sério para toda a população”.

 

 

Foto e Matéria: Núcleo de Comunicações, Relações Institucionais e Ouvidoria. 0800 081 9066 - (87) 3869. 9157 – WhatsApp (87) 9997.7661