time 2
 
O município de Lagoa Grande que, nos dias 05 e 06/06/2014, sediou a oficina de empoderamento para pessoas atingidas pela hanseníase, localiza-se no sertão de Pernambuco a 677 km de Recife, a capital. Esse município une as paisagens características do Sertão, dominadas pela caatinga, ao cenário pródigo viabilizado pelo Rio São Francisco: projetos de irrigação, ilhas, praias fluviais, açudes e corredeiras, favorecendo passeios de barco, a pesca, os banhos e o lazer. Tem como atividade principal a fruticultura (especialmente uvas), sendo a principal fonte de renda, além da vinicultura. Promove, a cada dois anos, o Vinhuva Fest e através desse evento divulga e firma negócios e parcerias, promovendo maiores ganhos para economia do município.
 
Apesar de ser um município pequeno, com população de 24.183 habitantes, é considerado hiperendêmico para hanseníase. Em 2013, o coeficiente de detecção foi de 144,92/100.000 correspondendo a 34 casos. Por ser um município de relevância epidemiológica quanto à hanseníase, a NHR Brasil, com o apoio da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, ‘’escalou um time’’, composto por profissionais experientes, para realizar uma oficina de empoderamento para pessoas atingidas pela hanseníase que teve como público, pacientes em tratamento ou já curados, nos dias 05 e 06/06/2014.
  
Aproveitando que a população brasileira está em clima de festa em virtude de sediar a Copa Mundial de Futebol, encerramos o curso, dia 06/06, numa comemoração temática com todo o time envolvido na atividade (foto).
 
No dia 06 de junho, em Pernambuco, é comemorado o Dia Estadual de Combate à Hanseníase.