FernandoAos 10 anos de idade (1977), Fernando começou a apresentar sintomas como pele avermelhada, nariz entupido, caroços nos braços e nas pernas, ferimentos e pequenas manchas no tórax. Ninguém na sua família apresentava sinais parecidos, o que ocasionava um total desconhecimento dos indícios apresentados. Os anos se passaram e os sintomas agravaram-se, gerando timidez e constrangimento que resultaram numa postura mais reservada a ponto do Fernando não sair de casa: nesse momento apresentava abaulamento do septo nasal e o dedo da mão esquerda estava atrofiado. Preocupada com a situação que ele se encontrava, sua vizinha procurou o posto de saúde para maiores esclarecimentos sobre qual doença ele poderia ter. A médica consultada suspeitou de hanseníase e orientou sua vizinha para que Fernando fosse encaminhado para o hospital da Mirueira.

Ao chegar ao hospital, foi examinado pelo médico, que determinou seu internamento (até então, não sabia que seria internado e, hoje, afirma que não teria ido ao hospital se soubesse da necessidade do internamento) decorrente das suspeitas de hanseníase serem confirmadas. Fernando sentiu um grande choque ao tomar conhecimento de sua situação. No entanto, com o passar do tempo houve uma maior e gradual aceitação da doença. A condição de algumas pessoas na colônia também era gritante e, comovido, Fernando passou a ajudá-los. Nesse período em que passou isolado na Mirueira, conheceu sua esposa, que também estava internada, com quem vive até hoje junto aos seus três filhos.

Uma forma de entretenimento que encontrou para preencher seu tempo livre na colônia foi o futebol. Aos 22 anos começou a jogar no campo da Mirueira e hoje, aos 47 anos, continua jogando no mesmo local, porém o time aumentou um pouco mais, já que além de Fernando, os seus filhos também jogam.

Nos anos anteriores, a colônia era dividida em quatro times: Colônia Futebol Clube, Santo Antônio, Bandeirante Futebol Clube e Guarani. Hoje existe também o Colônia FC, onde Fernando ocupa a posição de lateral direito. Na época do isolamento compulsório, existiam torneios internos e externos, os quais renderam muitos troféus e medalhas para a colônia.