União de Esforços: Ministério da Saúde e NHR Brasil

img 0024Objetivando fortalecer as ações de combate a hanseníase, na semana de 25 a 29 de novembro do ano 2013, Rejane Almeida, assessora técnica da NHR Brasil e Margarida Cristiana Rocha, técnica da Coordenadoria Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação, visitaram o estado do Maranhão que faz parte da área do Cluster 1.

Estabelecida desde a década de 90, quando a instituição chegou ao Brasil, a parceria entre o Ministério da Saúde e a NHR Brasil vem se fortalecendo a cada ano. A união de esforços é uma estratégia que certamente contribuirá para eliminação da hanseníase enquanto problema de saúde pública.

Durante a vista técnica, as profissionais visitaram o Hospital Genésio Rego, o Hospital Aquiles Lisboa, ambos, referência estadual para as ações de combate a hanseníase, além do Centro de Saúde do Turu. Outra atividade realizada foi trabalho de atualização de dados no Sistema de Informação do município de São Luis. O Dr. Israel Correia Pereira, Secretário Adjunto de Saúde do município, recebeu as representantes do Ministério da Saúde e da NHR Brasil para discussão da endemicidade da doença e possíveis estratégias para combate-la.

Na última etapa da programação proposta foi realizada uma reunião com representantes dos 40 municípios prioritários para o agravo hanseníase. O grupo realizou uma análise da situação epidemiológica e operacional da hanseníase na região, refletiram quanto às fortalezas e fragilidades, oportunidades e ameaças, elaborando com base na reflexão estratégias de combate a doença para o ano 2014.