A cada cinco anos o mundo da hanseníase se junta para discutir o estado-da-arte de todos os aspectos da doença. É uma congregação de pessoas afetadas pela hanseníase, especialistas médicos, pesquisadores, profissionais que trabalham com a hanseníase e outras doenças negligenciadas no campo, movimentos sociais e universitários, todos compartilhando suas experiências de melhoria das vidas das pessoas e da atenção integral à doença.

O Brasil foi o país com maior representação no evento com mais de 10% do total (85 entre os 830 participantes), inclusive o representante da NHR Brasil. Muitos levaram as experiências exitosas do Brasil para compartilhar e todos trouxeram novas ideias em áreas variadas como quimioterapia, diagnóstico precoce, reabilitação física e socioeconômica e direitos humanos.

Também, a NLR estava plenamente presente no Congresso através da participação dos sete representantes internacionais, os assessores técnicos e membros da sede em Amsterdã. O apoio técnico e financeiro da NLR foi citado por inúmeros pesquisadores nas apresentações, principalmente nas áreas de quimioprofilaxia, abordagens inovadoras com grupos de autocuidado e formas de mensurar a redução do estigma no campo. Foi um momento para apreciar todas as intervenções variadas da organização ao redor do mundo.

4