A NHR Brasil apoia ações em várias linhas técnicas em seis clusters no Brasil conforme definidos por estudos epidemiológicos anteriores. O quarto projeto a definir um plano plurianual de atividades (2014-2017) foi o Cluster 1 que contempla 79 municípios no Tocantins e 48 do Piauí. São estadosque recebem apoio da NLR / NHR Brasilatravés de projetos com a coordenações estaduais de hanseníase há muitos anos. A Oficina também contou com o apoio dos nossos parceiros na Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE) / SVS do Ministério da Saúde.

Entre os 24 participantes da oficina, havia representantes das esferas federal, estadual, regional e municipal, bem como universidades (Universidade Federal do Piauí; FABIC), movimentos sociais (MORHAN)e outras organizações da sociedade civil (Pastoral da Saúde)envolvidas na área do cluster 1. Até contou com a presença do Ministério Público do Tocantins para entender melhor a proposta da organização nesse Estado. A oficina incluiu várias etapas de análise e construção para definir os locais onde o projeto poderá ter um impacto maior entre os 127 municípios dessa área.

1

Os resultados esperados para essa oficina foram alcançados totalmente. Foram elaborados cinco quadros lógicos durante os 4 dias de oficina. Além do Plano Plurianual de Atividades para os próximos anos, foi possível elaborar os planos e orçamentos anuais para apoio da organização em 2014. Esperamos alcançar grandes resultados no cluster mais endêmico do país com uma variedade de parceiros, cada um trazendo recursos diferentes para a execução do plano.