Histórias Therezinha 001 Histórias Therezinha 002 Histórias Therezinha 003 Histórias Therezinha 004

 


Filha de um casal de fazendeiros no Maranhão, Therezinha Sane Mourão cresceu com seis irmãosenfrentando diversas dificuldades. Foi pouco o tempo na escola. Já estava casada aos 13 anos. Morando no Pará, teve sete filhos. Dois deles morreram no parto. Therezinha ajudou no sustento da casa e dos filhos trabalhando no campo. Quando o marido morreu, em 2001, passou a receber o benefício deixado por ele. Conseguiu se aposentar e passou a ajudar os filhos vendendo roupas.

 

Ela não percebeu quando a hanseníase começou a se manifestar. Não sabia que tinha alguma doença, apesar de uma área dormente na perna direita. Percebeu apenas quando recebeu uma equipe médica que fazia visitas domiciliares na comunidade, em 2013. O diagnóstico foi confirmado para ela e para o filho. “Eu não disse para ninguém, ficou em segredo. As pessoas rejeitam quem tem hanseníase. O preconceito é pior do que a doença, dói na alma”, desabafa.

 

Ela sabia da doença antes, pois alguns conhecidos e parentes tinham. Por isso, ficou triste ao saber do diagnóstico. Therezinha aderiu ao tratamento, que durou seis meses. Graças ao diagnóstico precoce, foi curada e não desenvolveu sequelas. “A doença não me afetou, não mudou minha vida”, justifica. Morando no Amapá em busca de melhores condições de trabalho, ela encontrou uma equipe médica comprometida e atenciosa. E mesmo após a cura, continuou frequentando o Centro de Referência.

 

Therezinha participa do grupo de autocuidado, onde aprende sobre a doença, sobre os cuidados com o próprio corpo e sobre as formas de ajudar outras pessoas que tenham hanseníase. Ela conta que se sente bem como parte do grupo. “Agora eu sei a importância do tratamento. Muito do que eu aprendo aqui, eu repasso pro meu filho, que está sendo tratado no Pará”, conta.

 

Também no grupo, ela vê outra forma de ajudar a família: com os cursos de artesanato, os participantes aprendem a fazer novos produtos que podem ser comercializados. Assim, é possível complementar a renda familiar. “Meu maior sonho é ajudar meus filhos. Continuo trabalhando e quero aprender mais para ter mais oportunidades de ganhar dinheiro. E o grupo me ajuda a realizar este sonho”.