Embaixada dos Países Baixos
recebe membros da NHR Brasil

Com participação da NLR International, encontro buscou dialogar sobre
parcerias para ampliar ações de prevenção e tratamento da hanseníase

EmbaixadaPaísesBaixosNHRBrasil

Representantes da NHR Brasil e da NLR International estiveram reunidos na última quarta-feira (15) com o embaixador dos Países Baixos, André Driessen, para compartilhar informações sobre o enfrentamento da hanseníase no Brasil. No encontro, que aconteceu na sede da embaixada em Brasília, foram apresentadas as principais iniciativas da organização, na perspectiva de estabelecer parcerias estratégicas para ampliar as ações de prevenção e tratamento da doença a nível nacional e global.

O encontro foi marcado pela cordialidade e interesse do Embaixador sobre o contexto da hanseníase no Brasil, assim como do Segundo Secretário de Assuntos Políticos, Diplomacia Pública e Cultura, Burak Çevik. No encontro, foram apresentados os trabalhos sociais que têm sido desenvolvidos pela embaixada, além de discutidas as abordagens e capacidade da NHR Brasil e da NLR International em gerar impactos para o controle epidemiológico da doença.

Alexandre Menezes, diretor nacional da organização, salientou desafios como a disponibilidade de medicamentos e a importância de ter parceiros como a embaixada para apoiar em iniciativas junto ao governo e órgãos de saúde.

“Sentimos o entusiasmo do Embaixador por nossos projetos na área do Zero Exclusão, que inclui o projeto de Reabilitação Socioeconômica para pessoas acometidas por hanseníase. Acreditamos que esse eixo parece bastante promissor para possíveis participações e apoio da Embaixada no futuro.”, destaca o Alexandre.

Origem Holandesa

Atuando em diversos países, a origem da Nederlandse Stichting voor Leprabestrijding (também conhecida como Netherlands Leprosy Relief - NLR) remonta à década de 60, quando Ciska Anten e o médico Dick Leiker tiveram a iniciativa de criar uma organização que pudesse apoiar pacientes com hanseníase na Tanzânia e conscientizar sobre a doença ao redor do mundo. No Brasil, a organização começou a apoiar projetos de combate à hanseníase em 1994 e, em 2011, este apoio foi oficializado com a criação da NHR Brasil (Netherlands Hanseniasis Relief Brasil), atuando como um escritório que representa a ONG holandesa no país.

Como aponta Liesbeth Mieras, médica e consultora técnica da NLR International, o povo neerlandês é reconhecido por sua generosidade e apreço pelos Direitos Humanos, e isso se reflete no compromisso em apoiar o enfrentamento da hanseníase ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

“Temos uma longa história de esforços contra a hanseníase que não poderia ser concretizada sem as importantes colaboração de governos e organizações. Por isso, é fundamental que possamos unir esforços voltados a esse grande desafio: um mundo livre do sofrimento causado pela hanseníase”, salienta Liesbeth.