Membros da NLR Alliance se reúnem no Brasil
para oficina sobre Zero Transmissão

Encontro contou com a presença de profissionais de 6 países, que buscaram
fortalecer projetos voltados para controle da transmissão da doença a nível global.

WorskshopZeroTransmission1

Entre os dias 6 a 10 de março, a NHR Brasil promoveu uma oficina voltada para o eixo Zero Transmissão no combate à hanseníase. Liderada por profissionais da NLR International, a atividade contou com a participação de parceiros dos escritórios da NLR na Índia, Indonésia, Nepal, Moçambique, além da equipe brasileira da organização.

A reunião desses países, que juntos concentram mais de 80% dos casos da doença no mundo, buscou promover estratégias em termos de prevenção, vigilância e diagnóstico para o alcance da interrupção da transmissão da hanseníase. Como parte da programação, os participantes ministraram apresentações sobre o panorama da situação endêmica em suas localidades, tratando do número de casos ao longo dos anos, assim como dos desafios encontrados em suas áreas de atuação.

Duane Hinders, diretor Internacional do Programa PEP++, destacou que momentos como a oficina são importantes para reflexões direcionadas à estratégia multianual da NLR Alliance em termos de análise de projetos e pesquisas que possam contribuir para a interrupção da transmissão da doença. "É por isso que nos reunimos aqui: para discutir ideias, trocar experiências e olhar para o que podemos fazer e alcançar nos próximos cinco anos enquanto aliança internacional de enfrentamento à hanseníase”, ressalta o pesquisador.

Entre os principais desdobramentos da oficina, os participantes pontuaram a necessidade de maiores esforços em advocacy quanto aos projetos da NLR Alliance, incluindo seguir colaborando com suporte e assessoria técnica a governos e outros parceiros para reforçar programas de controle da hanseníase local e globalmente. Além disso, eles defenderam a implementação de inovações para monitorar, diagnosticar e tratar novos casos da doença, 

WorskshopZeroTransmission2Visita de Campo

Um importante momento do encontro foi a realização de uma visita de campo à Unidade Básica de Saúde Osmar Vianna, localizada no Jangurussu, bairro da periferia de Fortaleza. Na região, são desenvolvidas atividades do Programa PEP++, pesquisa multicêntrica desenvolvida pela NLR Alliance que busca avaliar um regime de profilaxia aprimorada pós-exposição para contatos de pessoas diagnosticadas.

Durante a visita, os participantes da oficina puderam acompanhar de perto o trabalho dos profissionais de saúde da Atenção Primária do Brasil, assim como os procedimentos de vigilância de contatos e as abordagens dos assistentes de pesquisa do Programa PEP++ às famílias da região.

Para Nanda Lal Banstola, vice-diretor da NLR Nepal, a experiência da oficina atrelada à visita de campo será útil para compreender a dimensão do que precisa ser feito para efetivar programas e projetos de zero transmissão e como diferentes realidades e expertises podem contribuir para superar esse desafio. “Estamos felizes em poder aprender várias estratégias com o Brasil. Certamente iremos inserir muitas delas em nosso país no futuro”, diz ele. 

Alexandre Menezes, diretor nacional da NHR Brasil, ressalta a importância da realização da oficina no Brasil. Ele lembra que o país tem o segundo maior número de casos de hanseníase no mundo e é o primeiro no ranking dquando se trata de taxas de detecção. Por isso, as demandas que surgem em encontros como esse têm o potencial de aperfeiçoar métodos e práticas que podem contribuir com o controle da doença. 

“Nosso papel é trazer elementos relevantes no sentido de discutir o que ainda pode ser feito para o controle da transmissão a nível global, inclusive para serem levados e discutidos em cada país, incluindo o Brasil”, destaca Alexandre.