Art’s BioHans é destaque em programa de
Experiências Exitosas do Ministério da Saúde

Coletivo de artesãs do projeto Reabilitação Socioeconômica da NHR Brasil
ficou entre as 10 ações premiadas pelo enfrentamento à hanseníase no país

ArtsBiohansExitosa

O projeto de Reabilitação Socioeconômica da NHR Brasil em parceria com a Agevisa-RO, voltado a pessoas acometidas pela hanseníase no estado de Rondônia, foi reconhecido como uma das 10 ações mais importantes no enfrentamento da hanseníase no país. O título foi concedido pelo programa Experiências Exitosas em Hanseníase do Ministério da Saúde, que destacou as atividades do coletivo de artesãs Art’s BioHans em um podcast e em uma publicação impressa produzida pela pasta.

No material, a história do projeto é contada por Cláudia Junqueira, terapeuta ocupacional parceira da NHR Brasil e coordenadora do projeto no município de Rolim de Moura, interior de Rondônia. Cláudia relata que o Art’s BioHans, coletivo que reúne artesãs que participam do projeto, surgiu em um contexto de dificuldade de reinserção no mercado de trabalho formal enfrentado por pessoas acometidas pela hanseníase. Ela lembra que a doença, principalmente se diagnosticada de forma tardia, pode infligir incapacidades físicas, emocionais e sociais que comprometem a permanência em um emprego, ou a busca por um trabalho formal.

Diante dessa realidade, foi pensado em uma atividade que "pode ser executada de acordo com as capacidades produtivas de cada participante, sem rigidez de horário, que gera renda efetivamente a partir de insumos de fácil acesso, baixo custo e que impacta na realização profissional e pessoal das pessoas acometidas”, explica Cláudia no podcast.

NelciArtesaArtsBioHansPrimeiras Peças

A proposta da produção de biojóias artesanais foi apresentada em 2019 aos coordenadores dos Grupos de Autocuidado (GAC) apoiados pela NHR Brasil e pela a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa-RO). Desde 2021, quatro oficinas foram realizadas com metodologia dialogada e participativa.

Hoje, as integrantes do projeto trabalham em processos que vão desde a montagem das peças à preparação de sementes, madeiras reutilizadas e fibras encontradas na região amazônica. A atividade também envolve a confecção de embalagens sustentáveis e apresentação dos produtos em feiras e outros eventos.

Marize Ventin, coordenadora de projetos da NHR Brasil, destaca que as participantes e seus familiares por vezes se encontram em situações de vulnerabilidade econômica e social. “Ao se envolverem nas atividades elas conseguem se empoderar para perceber que possuem as capacidades para superar essa situação delicada”, encontrando parceiros que compartilham da mesma experiência e que se fortalecem mutuamente”, explica Marize.

É possível ver o resultado desse processo nas conquistas das participantes, que se orgulham de suas produções e capacitações. Algumas das integrantes do Art’s BioHans, por exemplo, estiveram presentes no 7° Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas Negligenciadas.

Nelci Valetim da Silva é uma delas, que ressalta a importância de seu trabalho chegar a novos espaços e a novas pessoas. A artesã explica que vender sua arte é também falar sobre sua luta e seus desafios enquanto pessoa que foi acometida por hanseníase. “Esse trabalho transforma vidas e é por isso que temos tanto orgulho do que fazemos e não precisamos nos esconder por trás da beleza das peças que produzimos”, salienta Nelci.

No total, a iniciativa acolhe cerca de 25 integrantes em Rondônia. Diante de todo o impacto positivo gerado por lá, o projeto busca caminhos para ser implementado em outras regiões do Brasil com maiores índices de casos de hanseníase. “Existe a perspectiva de implementar o projeto em Pernambuco, de maneira a possibilitar que as pessoas acometidas em situação de vulnerabilidade extrema do local possam garantir não só a autonomia financeira, mas principalmente a autoestima e a redução do estigma social associado à hanseníase”, explica Marize Ventin.

ClaudiaJunqueiraArtsBiohansMapeamento de Experiências

O projeto conseguiu visibilidade por meio do edital da Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGDE/DCCI/SVS), que busca identificar experiências exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da hanseníase. O Art’s BioHans atendeu aos critérios exigidos pelo edital por ser uma iniciativa que está a serviço da garantia dos princípios constitucionais e do SUS, além de estar alinhado com as diretrizes de vigilância, atenção e eliminação da hanseníase como problema de saúde de forma eficaz

▪ CONFIRA AQUI o Podcast "Experiências Exitosas em Hanseníase: Art's BioHans".

CLIQUE AQUI para acessar a publicação "Experiências Exitosas em Hanseníase".