Solange Couto protagoniza campanha da NHR Brasil

Vídeo busca estimular um olhar integral às pessoas acometidas
por hanseníase. Brasil é o segundo país com maior número de casos.

1649902666156

A nova campanha da NHR Brasil sobre hanseníase conta com a atriz Solange Couto para falar sobre a doença no País. Em vídeo ressaltando a necessidade de um olhar integral para as pessoas acometidas pela doença, a atriz incluindo o acesso ao diagnóstico, ao acompanhamento multiprofissional na saúde e ao acolhimento pela sociedade.

Conhecida pela irreverente personagem Dona Jura de “O Clone” (2001) e atualmente no ar com "Barba, Cabelo e Bigode" da Netflix, a atriz traz uma trajetória de engajamento com a causa da hanseníase como voluntária do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) em diversas campanhas e mobilizações.

A história de Solange com a hanseníase começou na própria família quando a mãe foi acometida. A atriz relata que ela tinha acesso à informação sobre a hanseníase por ser enfermeira e frequentar a antigo Hospital-Colônia Curupaiti, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. “Ela descobriu, tratou e ficou boa”, comenta.

Sempre aberta a contribuir com o enfrentamento da doença, ela destaca a importância de combater o preconceito e a falta de conhecimentos relacionados à hanseníase.  

“A mensagem que eu deixo para as pessoas é: se você se descobre com hanseníase, não tenha medos, não tenha preconceitos. Não sofra com o ‘achismo’ das pessoas. Procure tratamento. Essa doença tem tratamento e tem cura. Se nos unirmos, todos venceremos a hanseníase”, partilha a atriz. 

Confira abaixo o vídeo da campanha “Hanseníase: Conhecer para Acolher”:

Hanseníase no Brasil

O vídeo “Hanseníase: Conhecer para Acolher” é uma produção da NHR Brasil com o objetivo de contribuir para os esforços de enfrentamento da hanseníase e do estigma decorrente da doença no País, que abriga o 2º maior número de casos em todo o mundo.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hanseníase divulgado pelo Ministério da Saúde, foram registrados aproximadamente 18 mil novos casos no Brasil em 2021: índice abaixo do registrado em anos anteriores.

Entretanto, acredita-se que a pandemia de Covid-19 pode estar levando à subnotificação dos casos de hanseníase, sobretudo pela dificuldade na manutenção da oferta de atendimento especializado. Em 2019, por exemplo, foram notificados 27.864 casos da doença.

Alinhada com o 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha visa contribuir com o combate da hanseníase até 2030. Além da equipe da NHR Brasil, a produção contou com apoio de representantes do grupo de autocuidado do Hospital Santa Marcelina de Rondônia e do Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase (GAMAH).