Moradores de Jaibaras (CE) fortalecem laços por mais inclusão
Café da Inclusão, organizado pela NHR Brasil, estimulou atividades para
discutir preconceito, discriminação, inclusão social e empoderamento

JaibarasCafedaInclusão1

Um encontro para compartilhar vivências e ampliar laços. Em Jaibaras, distrito há 24 quilômetros da cidade de Sobral (Ceará), moradores da região com deficiência, pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares, estiveram reunidos em um momento de descontração para refletir sobre suas lutas na última quinta-feira (28), no Centro de Saúde da Família Leda Prado. O Café da Inclusão, organizado pelo projeto de Desenvolvimento Inclusivo da NHR Brasil, estimulou atividades para discutir questões como preconceito, discriminação, inclusão social e empoderamento.

Ao longo de toda a manhã, cada participante pode contar e ser ouvido sobre suas histórias, praticando empatia com outros habitantes da localidade que vivem situações semelhantes. Nas falas, eles relataram como enfrentam barreiras do cotidiano diante do preconceito e de que forma buscam reivindicar direitos, reconhecimento e respeito.

“Muitas pessoas têm vergonha de sair de casa por conta da discriminação, assim como eu já tive”, relata Cleumar Mesquita, moradora do distrito. Ela afirma que espaços de convívio como esse ajudam as pessoas a criar novos laços e se sentirem acolhidas. “Foi um momento para abrir os nossos corações”, confessa Cleumar.

Fortalecimento

Nas dinâmicas de interação, muitos pontuaram a necessidade de cuidar uns dos outros, trazer mais pessoas para se beneficiar dos encontros, fortalecer vínculos e garantir esforços para uma comunidade mais inclusiva.

Esse tem sido o propósito de Lady Dayana, mãe da pequena Naiana Vitória. Durante anos, ela precisou aprender sozinha a entender as necessidades da filha e transpor barreiras para garantir acesso à saúde e assistência. Diante disso, ela tomou a iniciativa de criar um grupo de apoio com outras mães de crianças com deficiência. Juntas, elas oferecem suporte mútuo para enfrentar o capacitismo e desenvolver suas autonomias.

“Não é fácil lidar com o preconceito. Inclusive, muitas mães se sentem inseguras e incapazes diante das dificuldades. Mas essa luta não precisa ser solitária. Por isso, acolher os sentimentos e necessidades dessas mulheres é fazer com que elas sejam mais fortes e independentes em prol de seus filhos”, salienta Lady.

Héllen Xavier, coordenadora da NHR Brasil à frente do projeto Desenvolvimento Inclusivo, explica como é fundamental estimular o protagonismo de pessoas com deficiência ou que desenvolveram sequelas devido à hanseníase, sobretudo para que possam enfrentar o estigma e lutar por equidade e pela efetivação de seus direitos.

“O projeto parte da perspectiva de estimular o empoderamento e articular diferentes atores para uma atenção integral às pessoas, com foco na superação dos desafios para garantir o desenvolvimento inclusivo”, complementa Héllen.

O Café da Inclusão contou com a participação do Núcleo da Pessoa com Deficiência da Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social de Sobral.