Rio de Janeiro é palco de ações contra hanseníase
Atividades na região metropolitana da capital fluminense envolvem
capacitções de profissionais e mutirões de atendimento à população

RJ é palco de ações contra a hanseníase

Ao longo do mês de julho, a região metropolitana do Rio de Janeiro têm sido palco de diversas iniciativas de conscientização em prol do controle da endemia de hanseníase. As atividades envolvem ações educativas em escolas dos territórios selecionados, capacitação de profissionais de saúde e mutirões de atendimento a casos suspeitos da doença e dermatoses em geral.

O objetivo é detectar precocemente os novos casos e fortalecer a vigilância de contatos na região, que registra alto percentual de diagnóstico tardio da doença, muitos com algum grau de incapacidade física.

As ações, coordenadas pela médica e professora da UFRJ, Maria Leide W. de Oliveira, estão inseridas no projeto "Inclusão Social e Enfrentamento ao Estigma" da NHR Brasil, financiado pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

As atividades tem contado com parcerias das secretarias estadual e municipais de saúde dos municípios envolvidos, do @morhannacional, e apoio de residentes dos serviços de dermatologia do Hospital Clementino Braga Filho (UFRJ), do Hospital Geral de Bonsucesso e da Santa Casa de Misericórdia.

Nesta semana, foram realizadas oficinas de capacitação de profissionais de nível superior e de sensibilização em escola uma de Belford Roxo, além de mutirão de atendimento no bairro de Santa Cruz, município do Rio. Na sexta-feira (29), haverá atendimento à população nos bairros Xavante e Shangrilá em Belford Roxo e, no sábado (30), uma unidade móvel dará suporte a uma campanha de exames clínicos e atendimento à população na Praça do Wona, das 8h às 15h. O foco é atender os sintomáticos de pele e nervos da região próxima ao Lote XV em Belford Roxo.

O calendário de atividades se estende durante todo o mês de agosto, envolvendo também o município de Itaguaí.

Confira mais imagens:

RJ é palco de ações contra a hanseníase 2