Projeto Integra DTNs++ inicia atividades presenciais em Mossoró
Combinando ações de atenção, vigilância e pesquisa, projeto mobiliza
profissionais de saúde da região no combate à hanseníase e tuberculose

IntegraDTNs1

Neste mês de junho, a NHR Brasil deu início à fase das atividades presenciais do projeto Integra DTNs++ em Mossoró, cidade cujo cenário epidemiológico alerta para uma alta concentração de casos de hanseníase e tuberculose. Combinando atividades de atenção, vigilância, controle das doenças e pesquisa, o projeto tem articulado esforços junto a equipes de unidades básicas de saúde e técnicos dos Programas de Controle da Hanseníase e Tuberculose do município para implementar uma estratégia de intervenção integrada ao programa de saúde da família.

A primeira etapa envolveu uma reunião com as coordenações municipais de Atenção Básica e Vigilância, que contou com a participação de gestores e profissionais de saúde para apresentar as principais linhas de ação do projeto, organizar uma agenda de visitas às unidades e sensibilizar equipes de diferentes regiões da cidade. Nesta etapa inicial, foram contempladas 36 equipes de saúde, de acordo com o sorteio realizado no encontro.

“Nosso foco é voltado a fortalecer parcerias com a gestão de Mossoró e facilitar um assessoramento técnico que auxilie o município a incluir ações mais assertivas de combate à hanseníase e à tuberculose”, explica Askanio Teixeira, gestor de projetos da NHR Brasil à frente do Integra DTNs++. 

O projeto vem sendo construído desde 2020, com oficinas e discussões para entender as principais barreiras no combate às enfermidades, como a qualificação do acesso, do diagnóstico e do acompanhamento dos casos na atenção básica. Já em 2022, com o maior controle da pandemia de Covid-19, a capacitação dos profissionais de saúde e as atividades de campo se tornaram viáveis.

Pesquisa Operacional

IntegraDTNs2

Além das intervenções de campo, o Integra DTNs++ também conta com uma pesquisa operacional, que pretende monitorar as ações realizadas e replicar as experiências para outros municípios onde há territórios que apresentam alta endemicidade para mais de uma doença tropical negligenciada.

Desenvolvida com o auxílio da mestre em Avaliação em Saúde, Eline Mendonça, também compõe a pesquisa o dermatologista, hansenólogo e doutor em Medicina Tropical, Maurício Nobre: ambos consultores técnicos da NHR Brasil. A pesquisa também conta com a contribuição de Gutemberg Dias, mestre em Ciências Naturais e professor de Geografia da UERN que estuda a correlação territorial entre novos diagnósticos de hanseníase e tuberculose em Mossoró.

“A curto prazo, a pesquisa busca averiguar como o assessoramento técnico aperfeiçoou os processos de trabalho das equipes de saúde quanto a atenção e vigilância das doenças. Já a longo prazo, o objetivo passa por avaliar os impactos desse trabalho nos indicadores epidemiológicos de Mossoró”, explica Askanio.

Para a assistente de pesquisa Laíse Cabral, estabelecer abordagens integradas como a do projeto é desafiador, uma vez que são necessários esforços de diferentes atores. Por isso, estabelecer uma relação mais próxima com profissionais e gestores do municípios é fundamental para garantir as próximas etapas do projeto. “Com as primeiras articulações estabelecidas, nossa perspectiva é trazer resultados positivos e desenvolver novas metodologias para o enfrentamento dessas doenças que tanto atingem as populações mais vulneráveis”, ressalta Laíse.