NHR Brasil realiza oficina para fortalecer GACs em Rondônia
Junto a parceiros, momento reuniu profissionais de saúde que
coordenam grupos de autocuidado em hanseníase no Estado

Fortalecimento GACs RO

Em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) e a Universidade de Pernambuco (UPE), a NHR Brasil reuniu profissionais de saúde e coordenadores de Grupos de Autocuidado (GACs) de diversas cidades da região para a Oficina de Fortalecimento e Implantação de GACs em Hanseníase entre os dias 6 e 8 junho. Durante os três dias do encontro, especialistas discutiram pesquisas e métodos para aprimorar abordagens de prevenção de incapacidade relacionadas à doença.

A iniciativa é parte do projeto de Fortalecimento e Implantação de GACs, executados em Rondônia pela Agevisa com apoio técnico e financeiro da NHR Brasil. Atualmente, as atividades dos grupos ocorrem em pelo menos 15 municípios, contribuindo para o controle de sequelas, a redução do estigma e a garantia de saúde e dignidade de pessoas acometidas pela hanseníase.

“Após meses de espera, conseguimos reunir presencialmente os coordenadores dos grupos para dialogar sobre os desafios diante da pandemia e elaborar estratégias que garantam cada vez mais acolhimento e sustentabilidade às atividades desenvolvidas nesses espaços”, destaca Marize Ventin, gestora de projetos da NHR Brasil.

À frente do GAC do Hospital Santa Marcelina, na capital rondoniense, Tiago Paradela ressalta a necessidade de desenvolver uma abordagem integral e empática voltada a pessoas acometidas pela hanseníase como ele. Também beneficiário dos GACs, hoje compartilha suas experiências com outros profissionais de saúde que lideram grupos no Estado.

“O encontro levou em consideração as experiências que cada profissional trazia consigo e os contextos de cada território. Mesmo com tantas dificuldades, espero que todos os municípios possam enfrentar seus desafios para implantar e reviver seus GACs e que, no final do ano, possamos ter um número ainda maior de grupos e pessoas assistidas em Rondônia”, expressa Tiago.