NHR Brasil acompanha retomada de atividades presenciais em Rondônia
Visita tem estimulado parcerias para fortalecer os
Grupos de Autocuidado e o prejeto de Reabilitação Socioeconômica

Rondônia Marize NHR

A NHR Brasil desembarcou na última semana em Rondônia para monitorar junto com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA) as atividades dos Grupos de Autocuidado (GACs) e do projeto de Reabilitação Socioeconômica, voltados a pessoas acometidas pela hanseníase no Estado. Após um longo período apenas com atividades virtuais em decorrência da pandemia de Covid-19, a visita marca uma nova etapa de continuidade para os projetos. No total, serão visitados os municípios de 6 regionais onde funcionam os GACs coordenados Agevisa.

De acordo com a gestora de projetos da NHR Brasil, Marize Ventin, percorrer os territórios tem sido fundamental para garantir a continuidade dos grupos, identificar fortalezas e fragilidades e estabelecer parcerias mais sólidas com as gestões municipais onde ocorrem os projetos.

“Já tivemos reuniões com ampla participação de profissionais de saúde que coordenam os grupos para entender as necessidades de cada um e traçar planos de apoio para a realização das atividades ao longo de 2022”, explica Marize. Até o momento, participaram dos encontros cerca de 86 gestores e profissionais de saúde, dentre eles 20 coordenadores de GACs, representando 8 municípios.

Coordenadora do grupo da regional de Rolim de Moura, a terapeuta ocupacional Cláudia Junqueira destaca que o apoio da NHR Brasil tem resultado em uma maior visibilidade aos projetos e estimulado um olhar mais atento de prefeituras e secretarias no combate à hanseníase em Rondônia.

“Os GACs têm se mostrado ferramenta indispensável na prevenção de incapacidades entre as pessoas afetadas pela hanseníase. Nossos esforços têm sido para manter as atividades constantes, expandir a iniciativa e acolher mais pessoas acometidas pela doença”, ressalta Cláudia.

Estabelecidos desde 2014 em Rondônia, os GACs, junto às oficinas de Reabilitação Socioeconômica, constituem uma estratégia prioritária da NHR Brasil para prevenir incapacidades, reduzir o estigma e resgatar a autoestima das pessoas acometidas pela hanseníase. No calendário, estão previstas oficinas para fortalecer os grupos existentes e estimular a implantação de outros no Estado.

“Nosso objetivo é expandir a iniciativa por todos os territórios de Rondônia e, principalmente, garantir a sustentabilidade e autonomia dos grupos por meio das oficinas de reabilitação socioeconômica, como a de produção de biojoias para geração de renda. Retomar as atividades é saber que várias vidas ainda serão transformadas, hoje e nos próximos anos”, avalia Marize.