encontro grupos autocuidado rondonia 01

Sexta edição do encontro foi realizada em Porto Velho

Participantes e coordenadores de grupos de autocuidado em hanseníase de Rondônia se encontraram para mais um momento de troca de experiências. O sexto encontro dos grupos foi realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Porto Velho, trazendo o tema da saúde mental como foco das discussões.

Durante os três dias, o encontro proporcionou um espaço de escuta para que os participantes pudessem partilhar sobre as dificuldades vivenciadas nas suas histórias com a hanseníase e também com os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Assim, eles puderam trazer suas dores, falar de perdas e discutir sobre a importância do cuidado com os próprios sentimentos.

A programação incluiu momentos conduzidos pelas psicólogas Héllen Xavier, coordenadora de projeto da NHR Brasil, e Luana Massotti, que atende pessoas acometidas pela hanseníase no Hospital Santa Marcelina (Rondônia). Participaram do encontro também Carmelita Ribeiro, Coordenadora Geral da Vigilância de Doenças em Eliminação, do Ministério da Saúde, além de membros dos grupos em Porto Velho, Ariquemes, Rolim de Moura e Pimenta Bueno.

Com dinâmicas, conversas e trabalhos em grupos, o objetivo do encontro foi falar de um autocuidado que vai além da dimensão do corpo, despertando nos participantes um olhar para os cuidados com a mente, caminhos para buscar apoio e para acolher o outro.