Reunião com Conselho

A reunião aconteceu em formato híbrido, com participantes reunidos de forma presencial e virtual.

Nesta terça-feira, dia 14, foi realizada uma reunião de apresentação com membros que formarão o futuro Conselho da NHR Brasil, após transição para funcionar como organização nacional. O primeiro encontro aconteceu de forma híbrida e permitiu conversas introdutórias e apresentações entre membros da equipe e futuros conselheiros.

Uma breve contextualização sobre a NHR Brasil e os projetos desenvolvidos atualmente foi apresentada por Aymée Medeiros, coordenadora do Programa PEP++ no Brasil. Logo depois, Alexandre Menezes, diretor nacional da organização, apresentou os principais aspectos do plano de nacionalização da NHR Brasil, listando os desafios superados e avanços alcançados.

Na segunda etapa do encontro, Linda Hummel, CEO da organização holandesa NLR, deu as boas-vindas aos membros do futuro conselho e trouxe mais detalhes sobre o processo de nacionalização das organizações que integram a Aliança NLR e representam a instituição holandesa em países endêmicos para a hanseníase.

Linda Zoom

Linda Hummel dá boas-vindas aos futuros conselheiros.

Para Alexandre Menezes, após 20 anos de atuação no país, a NHR Brasil se encontra em um momento de bastante solidez para passar pelo processo de transição como organização nacional. “A transição é recomendável para fortalecer a identidade da instituição e garantir a continuidade e a confiabilidade dos processos desenvolvidos com parceiros”, declara.

A NHR Brasil desenvolve, em parceria com governos, universidades, outras organizações e lideranças sociais, projetos voltados para o enfrentamento à hanseníase, em aspectos relacionados à quebra da cadeia de transmissão, prevenção de sequelas e incapacidades, a redução do estigma e exclusão social. Também são realizadas ações voltadas ao desenvolvimento inclusivo e enfrentamento de outras doenças tropicais negligenciadas.