Divulgação Categoria Radiojornalismo Prancheta 1

Conheça a reportagem vencedora da categoria de Radiojornalismo do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo.

A série de reportagens “Hanseníase – É preciso falar sobre isso'' foi premiada na categoria de Radiojornalismo da 3ª edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo. A produção é uma realização da Rádio Antares, no Piauí, com produção e reportagem de Christhian Sousa e edição de áudio de José Dantas.

Com três episódios voltados para os diferentes aspectos que envolvem a hanseníase, a série foi criada com o objetivo de informar e sensibilizar as pessoas sobre a doença. O preconceito contra as pessoas acometidas pela hanseníase é o foco do primeiro programa, que traz as vivências de Paulo Rodrigues, de 36 anos, que convive com o diagnóstico da doença desde 2018.

Além da história de Paulo, o episódio inicial traz informações sobre os sinais e sintomas, a transmissibilidade da hanseníase e o número de casos registrados no Brasil. O segundo programa, por sua vez, aprofunda a discussão e aborda o tratamento e as possíveis sequelas induzidas pela doença.

O terceiro episódio, por fim, apresenta o trabalho de instituições que atuam no combate à hanseníase no país, como o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) no Piauí e a NHR Brasil. O impacto da pandemia na vida de pessoas acometidas pela doença foi outro ponto abordado na edição.

Essa é a segunda vez que o jornalista Christhian Sousa, de 35 anos, conquista a categoria voltada para produções radiofônicas do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo. Na segunda edição da premiação, em 2019, a produção premiada foi a série de reportagens “Hanseníase - Vários Olhares”, que aborda uma contextualização histórica sobre a doença e políticas de apoio às pessoas acometidas.

Sobre a nova conquista, o jornalista comemora o reconhecimento e celebra o aprendizado que obteve e as amizades que criou ao longo da produção das reportagens.

Acesse aqui a relação de vencedores e confira os premiados nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo e Especial DTNs.