Divulgação Categoria Telejornalismo edit Prancheta 1

Conheça a reportagem vencedora da categoria de telejornalismo do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo

O diagnóstico da hanseníase, ainda rodeado de discriminação, não precisa ser tratado como tabu. O risco de contágio é baixo, há tratamento e há cura. É o que mostra a reportagem “Hanseníase - Endemia presente, preconceito também”, premiada na categoria de Telejornalismo da terceira edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo.

A produção foi ao ar no programa Reportagens Especiais, da TV Assembleia do Ceará, e traz um resgate da história da doença, abordando o preconceito milenar contra as pessoas acometidas pela hanseníase. O material foi produzido por Suely Costa, as reportagens e edição de texto são de Cibele Couto, imagens de Reginaldo Silva, edição de imagens de Ribamar Júnior e edição de arte de Daniel Cardoso. A equipe contou com o apoio de Félix Magalhães como motorista.

A jornalista Cibele Couto, de 38 anos, afirma que a iniciativa de produzir uma reportagem sobre a hanseníase surgiu quando a equipe percebeu que o tema nunca havia sido abordado pelo programa. Antes disso, o conhecimento da jornalista sobre a doença era limitado às informações transmitidas em campanhas na televisão. Após ajudar a construir a reportagem, ela ressalta a importância da informação no combate ao preconceito.

“É diferente quando você encontra uma pessoa que está mutilada por conta da doença, ou que ainda tem a doença e está em tratamento. Você fica pensando. Poxa, se eu não tivesse a informação hoje, eu estaria com medo. Eu também teria preconceito. E por isso é tão importante falar e levar informação ", declara.

Confira a reportagem: “Hanseníase - Endemia presente, preconceito também”.

A situação epidemiológica da hanseníase no Brasil, o diagnóstico e o tratamento da doença foram outros temas abordados. Além disso, a reportagem trouxe informações sobre a política de internação compulsória de pacientes da hanseníase, vigente no Brasil entre os anos de 1923 e 1962.

Em visita ao Centro de Convivência Antônio Diogo – antigo hospital-colônia localizado no município de Redenção, no Ceará – a equipe entrevistou antigos pacientes e familiares que residem até hoje no local. Com isso, para além de informar as pessoas, Cibele afirma que equipe do programa Reportagens Especiais buscou sensibilizar o público e chamar atenção para a causa da hanseníase.

Sobre a conquista do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo, Cibele comemora o reconhecimento do trabalho da equipe e da qualidade do produto. Mesmo se o resultado tivesse sido diferente, ela destaca que toda a experiência ainda teria sido muito gratificante.

Confira aqui a relação de vencedores, incluindo as categorias de Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Webjornalismo e Especial DTNs.