premio ress 2021msfinal

O artigo “Falhas operacionais no controle da hanseníase em redes de convívio domiciliar com sobreposição de casos em áreas endêmicas no Brasil” é um dos três concorrentes ao Prêmio RESS Evidencia 2021, que reconhece o melhor artigo original publicado na revista Epidemiologia e Serviços de Saúde (RESS). O estudo é fruto de projeto apoiado pela NHR Brasil

A condecoração foi instituída pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), premiando anualmente trabalhos que contribuem para aperfeiçoar ações e serviços de vigilância, prevenção e controle de doenças de interesse da saúde pública no Brasil.

Os três estudos finalistas serão apresentados nesta quarta-feira, 17 de novembro, durante o Ciclo de Estudos da SVS, com transmissão ao vivo pelo site do Ministério da Saúde: http://mediacenter.aids.gov.br/. A sessão será realizada entre 15h e 17 horas, contemplando também apresentações dos artigos "Fatores associados à gravidade dos eventos adversos pós-vacinação contra a febre amarela durante o maior surto da doença registrado no Brasil, 2016-2017", apresentado por Adriana Regina Farias Pontes Lucena (SVS/MS), e "Projeção de internações em terapia intensiva pela COVID-19 no Distrito Federal, Brasil: uma análise do impacto das medidas de distanciamento social", apresentado por Ivan Zimmermann (UnB).

Quem estiver participando do link terá a chance de votar para ajudar na escolha do artigo premiado. O público também poderá participar fazendo perguntas em tempo real por e-mail e por mensagens de WhatsApp. 

O artigo sobre hanseníase será apresentado por Eliana Amorim, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O estudo traz uma análise sobre a vulnerabilidade institucional e programática dos serviços de saúde para atender pessoas acometidas pela hanseníase e realizar a vigilância dos contatos.

O artigo foi derivado do projeto que contou com o apoio técnico e financeiro da NHR Brasil para caracterização dos padrões de distribuição espacial e temporal dos casos de hanseníase, focando na vulnerabilidade associada à recorrência nos familiares e na detecção precoce de novos casos.

Acesse aqui o estudo: Falhas operacionais no controle da hanseníase em redes de convívio domiciliar com sobreposição de casos em áreas endêmicas no Brasil