WhatsApp Image 2021 10 21 at 14.24.34

 

Incentivar o exercício pleno da cidadania na luta por acesso a direitos sociais. Esse foi o principal objetivo do novo ciclo de formação do Curso de Fortalecimento de Lideranças, que contou com três módulos virtuais realizados entre os meses de agosto e outubro.

A formação reuniu integrantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e lideranças no enfrentamento das doenças infecciosas e negligenciadas no Brasil. Cada módulo do curso somou cinco encontros, ao longo dos quais os participantes se envolveram em debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento de políticas públicas direcionadas para doenças infecciosas e negligenciadas.

O encerramento do curso aconteceu com a participação das lideranças no Fórum de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas, realizado de forma virtual entre os dias 24 e 25 de outubro. O evento é vinculado à realização do 56º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MedTrop Play 2021.

O Curso de Fortalecimento de Lideranças é uma iniciativa promovida pela NHR Brasil desde 2018, com módulos desenvolvidos anteriormente nas cidades de Recife, Belo Horizonte e Fortaleza. Em decorrência da pandemia, os encontros foram realizados de forma virtual em 2021, com recursos para permitir a interação remota dos participantes. Esta adaptação para o ambiente virtual foi realizada em proposta financiada pela UNESCO, aprovada pela Chamada Pública IPA 1629/2020.

IMG 2021 10 15 at 16.54.36

 

Potencial de mudança e reinvenção

No decorrer dos módulos, o curso abordou a constante necessidade de reinvenção e aprimoramento do trabalho das lideranças. Esse foi o ponto alto do evento para Fabio Correia, de 55 anos, que reside em Recife e trabalha como educador e técnico em Saúde Preventiva.

“O curso abriu novas oportunidades de buscar um maior envolvimento junto a outras pessoas que também militam por seus direitos, tem sido um aprendizado muito gratificante”, declara.

Fabio já possui vasta experiência como líder social, com 14 anos de participação no movimento de HIV/Aids e sete anos como militante no movimento da tuberculose. Mesmo com tanta experiência, o ativista declara que a participação no Curso de Lideranças foi fundamental para fortalecer ainda mais sua atuação.

“Foi uma experiência nova vivida, minha luta daqui para frente vai estar mais estruturada, pois o aprendizado foi de grande importância e necessário. Me sinto bem mais fortalecido”, afirma.

O curso também fortaleceu a militância de Joanda Gomes, de 54 anos, residente do município de Maraial e integrante da Associação dos Pacientes Portadores de Doença de Chagas, Insuficiência Cardíaca e Miocardiopatia de Pernambuco (Apdcim/PE). Com as informações adquiridas no curso, ela se sente mais preparada para combater o preconceito e lutar por direitos sociais.

“Isso me abriu os olhos para doenças que antes eu só tinha ouvido falar. Agora eu enxergo tudo de outra maneira, se eu vir alguém falando com preconceito, eu já posso intervir com a minha palavra. Posso falar pelas pessoas que não têm voz e representar a classe junto com outros militantes, porque uma formiga não trabalha sozinha”, declara.

Esses depoimentos demonstram que o curso alcançou seu objetivo: estimular o fortalecimento das lideranças no enfrentamento das doenças infecciosas e negligenciadas. Para Héllen Xavier, coordenadora de projetos da NHR Brasil, o sentimento é de gratidão e realização pela formação de mais uma turma de lideranças potentes.

“A turma tem experimentado nesse espaço de diálogo a possibilidade de expressão, a possibilidade de conhecer outros movimentos e exercer sua liderança, refletindo sobre suas práticas e trocando experiências ”, aponta Héllen.